Um aval do governo federal separa um investimento de 50 milhões de dólares em asfaltamento no interior e construção de dois viadutos em Caxias do Sul. Mesmo sem exigir o aporte de recursos da União, o projeto está desde fevereiro na Secretaria do Tesouro Nacional.
O financiamento foi solicitado pela prefeitura junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), a mesma instituição responsável por viabilizar as duas primeiras etapas do Programa de Asfaltamento no Interior (PAI), em que mais de 100 quilômetros de estradas do interior ganharam pavimentação.
Nessa terceira fase, estão previstos mais 68 quilômetros de asfalto, beneficiando, entre outras estradas, as as ligações entre os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina via Sebastopol, Vila Seca e Fazenda Souza e o acesso ao Memorial dos Bertussi, em Criúva.
O projeto inclui ainda as construções de dois viadutos, nos entroncamentos da Perimetral Norte com a Rua Atílio Andreazza e com a BR-116. Também está prevista uma rotatória no acesso ao bairro Planalto pela BR-116.
O aval da Secretaria do Tesouro é indispensável para que o projeto siga para apreciação do Senado. Na última terça-feira, o vice-prefeito Antonio Feldmann (PMDB) solicitou ajuda ao gaúcho Eliseu Padilha, também peemedebista e atualmente secretário Nacional de Aviação Civil, para apressar o trâmite. O argumento é de que o Caxias do Sul tem capacidade de endividamento para realizar esta operação de crédito. Além disso, como não há investimento federal, a liberação não compromete o ajuste fiscal.
O Ministério do Planejamento já aprovou o contrato. Por último, a solicitação de financiamento deve ser aprovada no Senado.
Mobilidade
Projeto de viadutos e asfaltamento em Caxias aguarda aval do governo federal
O investimento deve ser de 50 milhões de dólares
GZH faz parte do The Trust Project