A bravura das três primeiras famílias italianas que chegaram ao Rio Grande do Sul, em 1875, é lembrada no berço da imigração nesta quarta-feira. Os descendentes de famílias de Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico são homenageados na praça de Nova Milano, quarto distrito de Farroupilha. A festa ocorre em dia de sol e céu azul, bem diferente das adversidades enfrentadas nos três meses e oito dias de viagem em precários navios a vela.
INFOGRÁFICO: Veja os detalhes da viagem dos italianos ao RS
A celebração iniciou às 11h com a execução dos hinos nacionais italiano e brasileiro e contou com presença do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, e de outras autoridades. O governador José Ivo Sartori não pode comparecer por causa de um compromisso em Brasília e foi representado pela primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori. O prefeito de Farroupilha, Clayton Gonçalves, saudou os descendentes das famílias.
- Quero saudar as mulheres e as mães que conduziram essa importante civilização até o dia de hoje. Se chegamos a 140 anos, foi por conta delas - disse, fortemente aplaudido.
Após o pronunciamento de autoridades, descentes das três famílias receberam placas como forma de homenagem. A cerimônia se encerrou com a execução do Hino Rio-Grandense.
Um grande clima de confraternização antecedeu o almoço festivo, programado para as 12h30min, no Salão Paroquial de Nova Milano. Em frente à igreja, o embaixador disse estar alegre:
- Eu volto sempre, sempre com muito prazer ao Rio Grande do Sul, e hoje especialmente para comemorar com todos os italianos, os brasileiros, o povo gaúcho, essa data que é a chegada da vinda dos primeiros italianos. É um dia de alegria, de satisfação e de orgulho também. Depois de 140 anos estou aqui representando a Itália no Brasil.
O cônsul, Nicola Occhipinti, completou:
- 3,5 milhões de gaúchos com origem italiana são um patrimônio humano e cultural inestimável, que precisa ser valorizado. Como? Fortalecendo parcerias com autoridades gaúchas, universidades, promovendo ações bilaterais para ter mais investimento para todos os lados. Laços de sangue servem para prosperar e para fortalecer ambos os lados.
Italianos da Serra
Primeiras famílias de imigrantes italianos no RS são homenageadas em Nova Milano
Os descendentes das famílias de Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico receberam uma placa cada
GZH faz parte do The Trust Project