Um dos mais conhecidos pontos de lazer dos caxienses, o Parque dos Macaquinhos também é um dos mais frequentados da cidade. Encravado em meio a prédios e ruas movimentadas da área central, a área verde passou pela última revitalização em 2002 e desde lá não recebeu grandes investimentos.
Engana-se, porém, quem pensa que os 13 anos desde a reforma foram prejudiciais para o espaço. O bom estado de conservação do parque revela a boa convivência da população com a tranquilidade das árvores.
Isso não significa, no entanto, que não haja sinais da passagem do tempo ou depredações. O prédio onde ficam os banheiros e a lanchonete, por exemplo, apresentou por muito anos pichações e outros sinais de vandalismo. O problema foi resolvido em dezembro com a reforma para a instalação da nova lanchonete do parque. Além da pintura, o investimento de R$ 25 mil realizado pelo próprio estabelecimento contemplou também a reforma da rede elétrica e hidráulica do prédio. Ainda assim, o mirante do topo da construção continua apresentando pichações e formação de poças no piso.
Outro problema identificado é a drenagem ineficiente na área dos bancos, no centro do parque. Além da água acumulada em alguns pontos, em outros a correnteza varre a brita, deixando o piso de concreto exposto. O desnível pode ser um risco para crianças ou pedestres desavisados. Outro ponto que pode ser melhorado é um dos bebedouros, que tem a estrutura presa por arames.
Apesar de problemas pontuais, o ponto forte do Parque dos Macaquinhos é a limpeza e o cuidado com a área verde. As árvores são podadas e a grama bem cortada. O parque infantil também apresenta boas condições.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, não há investimentos previstos em revitalização, mas a manutenção do parque é periódica. As fontes, por exemplo, estavam estragadas e voltaram a operar.
- Hoje o Parque dos Macaquinhos é uma das áreas mais significativas de Caxias do Sul - avalia o secretário.
Treze anos após revitalização
Parque dos Macaquinhos, em Caxias, ainda apresenta boas condições
Parque passou última revitalização em 2002
GZH faz parte do The Trust Project