Ao que tudo indica, esta é a última edição da romaria em que o fiel irá deparar com a polêmica imagem da santa na RSC-453, que dá acesso à Estrada dos Romeiros, em Farroupilha.
Confira a estrutura oferecida no percurso:
Trinta mil quilos de ferro, cimento e aramado tomam forma nas mãos de Gilmar Pocai e Luciana Machado, artistas caxienses que assumiram a obra da nova estátua que é esculpida ao lado do santuário, em um ateliê improvisado. A previsão era estreá-la nesta edição da romaria, mas, após atrasos, a expectativa é que a obra seja entregue em dois meses. Os fiéis que forem ao santuário neste fim de semana poderão dar uma espiadinha e ver como está o resultado parcial.
A nova estátua está quase toda erguida. De frente para a sua devota histórica, Joaneta, cuja peça mede 2,80 metros, a imagem principal de sete metros chama a atenção pela imponência. Joaneta foi a primeira parte da obra a ficar pronta. E mesmo que ainda esteja sem as cores principais, compostas pela túnica rosa e o manto azul, o monumento comove quem já consegue espiá-lo numa passadinha pelo santuário.
- O artista até está demorando um pouco, mas não importa mais. Ela vai ter o rosto que merece, já está ficando linda - elogia a católica Carmen Colussi, 56 anos, de Bento Gonçalves.
A ideia de substituir a antiga estátua por outra com traços mais delicados e harmônicos é da reitoria do santuário, que garantiu que a nova representação não sairá da esplanada caso desagrade novamente aos fiéis. Se a santa considerada feia foi paga pelo poder público, custando cerca de R$ 179 mil à prefeitura de Farroupilha, desta vez o dinheiro veio da comunidade.
Ainda é possível colaborar: doações no próprio santuário ou por depósito no Sicredi, agência 0167 e conta 10920/8.
Em obras
Nova estátua de Caravaggio é esculpida durante romaria, em Farroupilha
Esta deve ser a última romaria com a conhecida 'santa feia'
GZH faz parte do The Trust Project