Quem diz que a imprensa só traz notícias ruins é porque ou não saber ler jornal e assistir aos telejornais ou viciou no uso de filtros que só relevam os fatos negativos. Mas as notícias boas existem, sim, e não só isso: elas são maioria. Digo e afirmo e desafio quem quiser a pagar para ver.
Ontem, por exemplo, fiquei surpreso e feliz ao ler, pela manhã, a principal notícia que encabeçava o site do jornal Pioneiro: "Nenhum condutor é flagrado sob efeito de álcool durante blitz em Caxias do Sul". Dos 43 veículos abordados entre as 20h e as 23h na Avenida Rubem Bento Alves, segunda-feira, nenhum era conduzido por motorista que havia ingerido álcool. Quer notícia melhor do que essa? Notícia boa, e sob diversos aspectos. Primeiro, que as blitze de trânsito, realizadas em parceria entre Brigada Militar, Fiscalização Municipal de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, se transformaram em uma ação constante no cenário urbano de Caxias do Sul. Segundo, e o melhor de tudo, parece que vem dando resultado e a conscientização dos motoristas começa a se consolidar.
Desde que foi instituída a Lei Seca no trânsito do país e as polícias foram aparelhadas com os medidores de graduação alcoólica, as autoridades de Caxias do Sul adotaram uma atitude firme e perene em relação ao tema, e não têm "frouxado a corda", transformando as blitze em ação corriqueira e continuada nas ruas e avenidas da segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Que bom. Sorte a nossa que está sendo assim, e espero que assim continue.
Faço votos de que realmente a imprensa local continue, devido a ações como essa, sendo municiada de fatos positivos e vitais como a inexistência de motoristas dirigindo sob o efeito de álcool pelas vias de nossa cidade, preservando a vida, a saúde e a integridade física de toda uma comunidade.
Jornalista é cidadão e tem prazer em publicar notícia boa. Da mesma forma como os policiais e fiscais envolvidos na blitz de segunda-feira devem ter voltado para suas casas satisfeitos após uma ação em que não tiveram de flagrar nenhum bêbado inconsequente atrás do volante. Nem tudo está perdido.
Opinião
Marcos Kirst: jornalista é cidadão e tem prazer em publicar notícia boa
Quem diz que a imprensa só traz notícias ruins é porque ou não saber ler jornal e assistir aos telejornais
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: