A doença renal crônica atinge cerca de 10% da população brasileira. No Estado, segundo a Secretaria da Saúde, 946 doentes renais aguardam na fila por um novo rim. Em Caxias, 450 pacientes fazem hemodiálise três vezes por semana. O serviço é oferecido nos hospitais Pompéia, Geral e Saúde e na Nefroclínica.
Entre pacientes com a doença e transplantados, pelo menos 360 são atendidos pela Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul (RimViver). Tanto os que enfrentam a doença quanto os que se recuperam recebem apoio de psicólogo e assistente social. Além disso, eles participam de atividades físicas e de oficinas de corte e costura, artesanato e yoga. Os familiares dos pacientes também são atendidos pela entidade.
Como a doença não tem cura - mesmo após o transplante, o paciente continua tomando remédios - o melhor é prevenir. A assistente social da RimViver, Carolina Maciel Santos, dá algumas dicas de como manter os rins saudáveis:
- Algumas atitudes básicas são ter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, praticar atividade física, controlar a pressão arterial, não fumar, beber água e tomar medicamentos com orientação médica. A doença renal acomete principalmente pessoas diabéticas e com pressão alta, então, esse público tem de ter mais cuidado.
Uma ação para marcar o Dia Mundial do Rim ocorre nesta quinta-feira, entre 13h30mim e 16h30min, na Unidade Básica de Saúde Campos da Serra. Serão realizadas palestras sobre prevenção à doença renal, atividades físicas e corte de cabelo.
:: Ajude a RimViver
A entidade está realizando uma campanha de arrecadação de latinhas de alumínio, livros e cadernos para obter renda por meio da venda dos produtos para reciclagens. O material pode ser entregue na sede da associação (Av. Rio Branco, 360, bairro São Pelegrino, em frente ao shopping San Pelegrino), de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h (sem fechar ao meio-dia). Mais informações: (54) 3214.1707 e 3221.7087.