O Horário de Verão termina à meia-noite deste sábado para domingo. Os relógios devem ser atrasados em uma hora, fazendo com que as tardes voltem a ficar mais curtas. A estimativa do Ministério de Minas e Energia é que nos quatro meses em vigor, a alteração nos relógios tenha proporcionado uma redução de 4,5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.
Você é a favor ou contra o Horário de Verão? Dê sua opinião.
O horário de verão começou em 19 de outubro de 2014. Como padrão, ele costuma encerrar na terceira semana de fevereiro. Neste ano, a data foi adiada em uma semana para não coincidir com o Carnaval. Chegou a ser cogitada a prorrogação por mais um mês, devido à crise no abastecimento de água e consequentemente na geração de energia pelas hidrelétricas. Porém, o governo federal anunciou na semana passada que seria mantida a data original.
O principal objetivo do horário é fazer com que a população aproveite mais a luz solar no fim da tarde, período considerado pico de consumo de energia. A prorrogação não foi aprovada porque, segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, algumas regiões do Brasil ficariam com um período mais escuro pela manhã, aumentando o consumo nesse horário. Além disso, o pico de consumo tem se deslocado para o início da tarde.
O Horário de Verão não costuma ser consenso entre as pessoas. Quem sai bem cedo para trabalhar reclama porque pega o dia ainda escuro. E há quem prefira o tradicional:
- Eu prefiro o horário normal. É o tradicional. O Horário de Verão é inventado. Eu que sou mais velho estou acostumado com o tradicional. Muda principalmente o horário de alimentação. Demora uns 15 dias pra se habituar. É isso que prejudica mais - argumenta o aposentado e vendedor de picolés Atílio Pereira dos Santos, 69.
Por outro lado, muita gente aproveita o fim de tarde mais longo para o lazer e saúde:
- Acho bacana o Horário de Verão, porque é mais claro, o dia dura mais. Chego às 18h em casa e ainda consigo dar uma volta no parque, uma caminhada. Não tenho dificuldade, me adapto fácil. Acharia maneiro (se tivesse sido ampliado) - diz o operador de empilhadeira Leandro Ricardo Marchioro, 31.
A maioria das pessoas ouvidas pelo Pioneiro afirma preferir o Horário de Verão (confira abaixo).
Opiniões
- Está bem bom. Gosto de ir mais cedo pra casa. Saio às 17h, chego em casa com sol alto. Por mim teria Horário de Verão o ano todo.
Mário Roberto Ribeiro da Silva, 55, capinador
- É bom o Horário de Verão. A gente trabalha, chega em casa e ainda dá pra colocar uma roupa pra secar, sair, ir para o parquinho. Sem o horário já é de noite. Pra mim a adaptação é normal. Poderia ser prorrogado.
Marta Macedo, 45, montadora em metalurgia
- Eu até gosto, porque demora mais pra anoitecer. Poderia durar mais, por causa da economia.
Eloisa Silva, 45, doméstica
- Dá pra fazer mais coisas: horas extras no trabalho, pagar contas. É bom para o lazer, para ficar com a família até mais tarde na rua.
Peterson Luis Vidal, 32, desempregado
- A gente pode aproveitar melhor a tardinha. Dá pra ir para o parque, tomar chimarrão. Jantando mais tarde, porque prolonga o dia, mas sou a favor do horário.
Marisa Schreiner, 53, professora aposentada
- É melhor pra caminhar na rua. Saímos daqui depois das 20h, perto das 21h, e é menos perigoso. Eu trabalho com comércio, então dá pra deixar aberto até mais tarde, até 20h30min, 21h. No inverno não tem tanto movimento. Agora o pessoal está mais na rua.
Bianca Prestes da Costa, 24, designer gráfico
Economia
Horário de Verão termina neste sábado
Os relógios devem ser atrasados em uma hora, deixando as tardes ficam mais curtas a partir deste fim de semana
GZH faz parte do The Trust Project