Em uma sala da Faculdade Ideau, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, um grupo de jovens passou a manhã deste sábado recuperando cadernos usados. A intenção dos integrantes do projeto Passarte era deixá-los com condições de uso, para que pudessem ser doados a novos estudantes.
Os cerca de 500 cadernos em que eles trabalhavam foram arrecadados em 20 escolas. Outros 10 colégios reuniram doações que aguardam pelo recolhimento. Um dos idealizadores da ação, Filipe Binotti Pessoa, 16 anos, explica que a campanha iniciou em 2012 e, em três anos, conseguiu angariar novos colaboradores.
- Cada um ajuda o quanto pode no momento - relata Filipe.
O outro idealizador, Matheus de Oliveira, explica que a atividade consiste em cortar as espirais para poder tirá-las, separar folhas em branco e capas em boas condições de uso, classificá-las por tipo e montar um novo caderno com 100 folhas.
- A cada dois cadernos, em média, fazemos um - explica Matheus.
Além de cadernos, o grupo conseguiu lápis, tesoura, cola e outros materiais escolares. Mochilas e estojos aguardam manutenção, e os voluntários estão em busca de uma lavanderia que possa os ajudar a deixar as peças em boas condições de uso.
Quem quiser doar ou precisar de doações, pode entrar em contato com o Matheus pelo telefone (54) 9127.3938.
Solidariedade
Jovens de Caxias recuperam materiais escolares para doá-los a quem precisa
Integrantes do projeto Passarte arrecadaram 500 cadernos em 20 escolas
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project