Um grupo de feministas de Caxias do Sul divulgou nesta quinta-feira uma carta de repúdio ao cartaz da Femaçã, de Veranópolis. O slogan "Caia na tentação" e a imagem oficial das soberanas com os seios cobertos por maçãs são considerados pelo grupo como de extremo machismo e desrespeito com as mulheres. Na carta ainda é pedida uma retratação do publicitário responsável pela confecção do material de divulgação da festa, Rodrigo Pelliccioli.
Na edição passada, ele já havia tentado emplacar a ideia, mas ela foi descartada pelos organizadores. Após a repercussão deste ano, os organizadores da Femaçã acreditam que a expectativa de receber 80 mil visitantes na festa, que ocorre de 10 a 12 e de 17 a 21 de abril, deve ser superada.
Confira a carta de repúdio na íntegra:
"No dia 28 de janeiro de 2015, circulou pelo Rio Grande do Sul a divulgação da Femaçã, na cidade de Veranópolis. A imagem veiculada mostra a rainha e as princesas cobrindo o corpo com a fruta símbolo da festa, e logo acima uma frase: "Caia na tentação".
A divulgação é de extremo machismo, levando em conta o simbolismo existente na fruta, dando a entender que a tentação seriam as mulheres "comestíveis".
A falta de respeito e a misoginia estão por todos os lados que olhamos. Não há uma mulher que nunca tenha sido assediada por um homem em espaços públicos ou privados. Desta forma, a divulgação torna-se provocativa e desrespeitosa a todas as mulheres.
Objetificar uma mulher não é uma novidade para o movimento feminista. E não é novidade para a sociedade que as feministas não se calem. Mulheres, sejam elas quais as posições ocupem, não são degustáveis. São pessoas, e merecem ser tratadas como tal.
Na parte ocidental do planeta Terra, a maçã é um símbolo ligado à tentação sexual, ao erro, ao sexo, etc. Visto que nos países ocidentais, a fruta dá origem a momentos da Bíblia, sendo os seguidores deste livro, os fundadores culturais do machismo e submissão feminina.
Não nascemos para o desfrute de homem algum. Desta forma, compreendemos que é necessária uma retratação do publicitário responsável por esta propaganda tão desrespeitosa e machista para todas as mulheres do Rio Grande do Sul.
Carta assinada por feministas de Caxias do Sul: Silvia Lazzaretti, Mariana Campos, Suelen C. Santos, Suca Fonseca, Brenda Tirp, Tais Lain, Monique Varella Emer e
Maya Falks."
Polêmica
Feministas de Caxias do Sul querem retratação de publicitário responsável por cartaz da Femaçã
Grupo divulgou carta de repúdio nesta quinta-feira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: