Um caso de maus-tratos e abandono mobilizou moradores e entidades de proteção animal de Caxias do Sul nesta quinta-feira. Por volta das 9h30min, uma moradora do bairro Santa Lúcia encontrou uma cadela agonizando próximo à Rota do Sol.
O animal foi localizado por Sandramaria Ribeiro, que ouviu gemidos quando foi verificar o gado mantido por sua mãe. Quando se aproximou, encontrou-o aparentemente sem a pele da barriga e tomado de carrapatos. Sandramaria levou a cadela para casa e começou uma peregrinação em busca de auxílio. Após ligar para diversas instituições, conseguiu ajuda de uma amiga, que teria levado o animal para atendimento veterinário.
Inicialmente, a informação era de que a cadela seria levada para a Associação Amigos dos Animais (Soama). À tarde, a ONG foi informada que o animal já estava sob os cuidados de outro profissional.
Segundo informações da clínica veterinária Clave, para onde ela foi levada, apesar de fraca, ela está bem. Pelas condições em que foi encontrada, acredita-se que estava doente há algum tempo.
Durante a tarde o animal tomou banho, foi medicado e já conseguiu se alimentar. Ele está recebendo soro e medicamentos para parasitas no sangue. De acordo com informações da clínica veterinária, o ferimento na barriga, apesar de grande, não é grave.