Um incêndio por volta de 15h deste domingo consumiu o antigo Moinho Boca da Serra, na localidade de mesmo nome, em Vila Seca, Caxias do Sul. O prédio é patrimônio histórico tombado do município, construído entre os anos 1920 e 1930, segundo o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural.
>> FOTOS: veja a destruição causada pelo incêndio.
O incêndio foi percebido por um dos antigos sócios, Nelson João Suzin , 82 anos, que mora nas proximidades. Os bombeiros usaram dois caminhões e gastaram 10 metros cúbicos de água para combater as chamas.
Foto: Paulo César Nunes / divulgação
O fogo destruiu tudo o que havia no interior do prédio, como móveis e maquinário. O teto desabou, e sobraram apenas as paredes externas. O prédio estava desativado há pelo menos 30 anos, segundo os proprietários. A intenção dos atuais donos era transformar o espaço em museu. Segundo eles, isso não foi feito ainda porque dependem de recursos, que viriam dos Índices Construtivos.
- É uma lástima o que aconteceu, porque meu pai trabalhou aqui durante muitos anos. Quando nós éramos crianças nós brincávamos aqui. Virou um bem afetivo. Vamos pensar no que fazer - lamenta Rosemeri Suzin, 47 anos.
Os bombeiros não sabem as causas do incêndio.
Antes de passar para o controle da família Suzin, o moinho teve outros sócios.
Fogo
Incêndio destrói antigo Moinho Boca da Serra, em Vila Seca, Caxias do Sul
Os bombeiros ainda não sabem como as chamas se iniciaram
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: