Até o último dia 15, 432 carros foram roubados em Caxias do Sul. Isso quer dizer que pelo menos 432 pessoas foram vítimas de criminosos mediante violência ou grave ameaça, como é tipificado o roubo no Código Penal brasileiro. Um levantamento do departamento de análises criminais do setor de inteligência da Brigada Militar na Serra aponta que, apenas em Caxias do Sul, o Focus tem quase o mesmo número de roubos do que o Gol que aparece na segunda colocação.
De 1º de janeiro até 31 de agosto deste ano, foram 203 carros roubados nos municípios atendidos pelo CRPO/Serra, sem incluir os números de Caxias. O mesmo levantamento também indica o Focus como o carro mais roubado, seguido do Palio. Tanto em Caxias, como nos demais municípios da Serra, o horário em que os ladrões mais roubam carros é das 19h à 1h.
De acordo com o comandante da Brigada Militar na Serra, coronel Leonel Bueno, o Focus é visado por ser potente e é utilizado como moeda de troca.
- Ele tem um bom valor de mercado e valor de aceitação como moeda de troca para levar ao Paraguai. Em segundo lugar, é utilizado em outros tipos de delitos como roubos, justamente por ter boa potência - explica o coronel.
Ainda segundo o levantamento da Brigada Militar, os bairros de Caxias onde há mais roubos de veículo são o Centro, o São José e o Sagrada Família. Em Caxias, a média de recuperação de carros roubados é de 56% e nos demais municípios da Serra 54%.
Levantamento
Focus é o carro mais roubado na Serra
Veículo é visado por ser potente e servir como moeda de troca
GZH faz parte do The Trust Project