A recuperação da ponte entre Veranópolis e Fagundes Varela, que caiu em junho, começa nesta quinta-feira. A intenção inicial do Daer era concluir uma ponte de concreto que está em construção ao lado da atual, que é de madeira. Como ainda faltam as cabeceiras da nova estrutura, a ponte interditada passará por reforma. A obra será realizada por equipes do próprio Daer e custará cerca de R$ 10 mil. A previsão é de que o tráfego seja liberado em 15 dias.
De acordo com o superintendente do Daer em Bento Gonçalves, Adalmiro da Silva Neto, a construção das cabeceiras da nova ponte deve começar nos próximos meses. A empresa já está contratada, mas o projeto ainda precisa de ajustes. Depois de iniciada a obra, a construção é prevista para 60 dias. Quando o tráfego for liberado na nova ponte, no entanto, o trecho ainda precisará de novas obras. Parte de um morro será retirado para suavizar uma curva. O projeto, no entanto, ainda depende de licenciamento ambiental.
Outra ponte que segue interditada é a da RSC-470, entre André da Rocha e Nova Prata. A estrutura é de madeira e ferro e também caiu em junho, após a passagem de um caminhão. Segundo Adalmiro, a solução para o trecho é a construção de uma nova ponte, que já tem projeto. A obra será realizada por contrato emergencial. Segundo Adalmiro, a ponte já tem as cabeceiras, mas projeto também precisa de ajustes.
- Nós estamos aguardando a empresa Magna Engenharia nos entregar os levantamentos topográficos da adaptação do gabarito da ponte de concreto que já existe ao traçado da RSC-470. Isso deve levar mais ou menos uma semana e nós vamos encaminhar para orçar o valor da obra - explica.
A ponte atual não pode ser consertada devido à dificuldade de se conseguir a estrutura de ferro. Já a nova ponte deve ficar pronta em cerca de oito meses, segundo o superintendente.
Obras
Recuperação da ponte entre Veranópolis e Fagundes Varela começa nesta quinta-feira
Estrutura está interditada desde junho
GZH faz parte do The Trust Project