No camarim do Clube São Bento montado especialmente para as debutantes do projeto Menina Moça - Um Conto Real, sábado, as preocupações entre as gurias eram basicamente as mesmas: retocar a maquiagem, arrumar os últimos detalhes do vestido e tentar segurar a ansiedade de ver um sonho se tornando realidade.
>> VÍDEO: veja como foi o baile de debutantes
A iniciativa, capitaneada pelo gabinete da primeira-dama de Bento Gonçalves, ofereceu um baile de 15 anos tradicional (com figurinos pomposos, depoimentos gravados em vídeo, muitas fotos, valsa com o pai, etc.) a 15 meninas selecionadas por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A estudante Kassiane de Lima ainda estava impressionada com a mudança que o visual de debutante havia lhe proporcionado. Na terça-feira, ela estampou a capa do Pioneiro agarrada no vestido que usaria no baile. E a paixão pelo figurino só aumentou com o acréscimo de cabelo e maquiagem feitos especialmente para a ocasião.
- Nunca tinha ido me arrumar em salão. Quando me olhei, nem estava acreditando que era eu. Só quero descer por essa escada, toda linda nesse vestido, e ver minha família - disse a guria, animada, minutos antes da festa começar.
A irmãzinha da debutante, Kailane, 12, se encheu de esperança com a possibilidade de, mais adiante, estar comemorando a chegada dos 15 com a mesma pompa.
- É muito lindo, principalmente, aquela hora que elas param na escada - opinou a menina, sobre o momento em que as meninas eram apresentadas aos convidados.
Cada uma das garotas foi chamada a adentrar o salão descendo uma escada, enquanto um vídeo com um depoimento delas sobre a participação no projeto era exibido.
Edison Luis Centena, 36, também achou o momento especial, tanto que levantou da cadeira com olhos marejados quando viu a filha, Lidianara, descendo as escadas:
- Como pai, só posso agradecer a todos que se esforçaram para que isso pudesse acontecer, já que só com meu esforço pessoal, não teria condições.
Os pais ainda dançaram a tradicional valsa ao lado das debutantes. Depois, foi a vez dos padrinhos - representante de entidades ou empresas da iniciativa privada de Bento que contribuíram com os custos do projeto - ocuparam o salão ao lado das estrelas da noite.
Depois do protocolo oficial, Kassiane comemorava ao lado dos familiares a noite que ficará marcada em sua trajetória:
- Foi tudo muito melhor do que eu imaginava.
Iniciativa social
Noite de sábado foi inesquecível para 15 debutantes de Bento Gonçalves
Elas participaram da primeira edição do projeto Menina Moça - Um Conto Real
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project