Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quinta-feira, existe um aumento significativo do diagnóstico de pessoas com Aids em Caxias do Sul. Se em 2010 o número de pessoas cadastradas como portadores do vírus HIV era de 1.833, este número subiu para 2.677 indivíduos em 2014.
Conforme a coordenadora do Serviço Municipal de Infectologia, Grasiela Cemin Gabriel, a intensificação das ações de prevenção do HIV realizadas em Caxias fez com que mais casos da doença fossem diagnosticados.
- A ampliação da oferta desse diagnóstico oportuniza o tratamento mais precoce - ressalta.
Dentre as estratégias do município para reduzir a transmissão do HIV estão as ações extramuros (trabalhos em empresas, campanhas e na comunidade) e, mais recentemente, a descentralização por meio de testes rápidos (coleta de sangue por punção da polpa digital) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que permitem também a identificação da sífilis e das hepatites B e C. Até o final de agosto, 31 UBSs estarão capacitadas para a sua realização.
De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV-Aids de 2012, o Rio Grande do Sul registrou a maior taxa de detecção do país, com 41,4 casos por 100 mil habitantes. O índice é maior que o dobro da média nacional, que é de 20,2 registros da doença. O segundo colocado é o Amazonas, com 29,2. A eficácia das políticas de rastreio populacional do vírus em nosso Estado explica o elevado índice dos diagnósticos.
Para o tratamento da Aids, o Ministério da Saúde iniciou a oferta da dose tripla combinada, o chamado três em um, para os dois estados que possuem as maiores taxas de detecção, Rio Grande do Sul e Amazonas. O principal ganho com o novo medicamento antirretroviral está na redução do número de pacientes que deixam de dar continuidade ao tratamento. Isso porque a disponibilidade das três composições em um único comprimido facilita a ingestão, permitindo a durabilidade do esquema terapêutico.
Prevenção
Aumenta número de pessoas com diagnóstico de Aids em Caxias do Sul
Rio Grande do Sul é o estado com maior taxa de detecção da doença no país
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: