A quase centenária Igreja de Santa Helena da Cruz, no 4º distrito de Nova Milano, em Farroupilha, abrigou uma celebração inusitada na manhã deste sábado.
Subiram ao altar, simultaneamente, o casal Nelson, 70, e Agnhese Ana Favreto, 68, uma de suas filhas, Cleci, 45, com o marido, Jandir Bleil, 47, e o neto, Edson Bleil, 24, casando-se com Alexandra Dosso, 27, na mesma cerimônia.
Para completar o clima de festejos familiares, a celebração ficou por conta do padre Clair Favreto, filho do primeiro casal, irmão de Cleci e tio de Edson.
- É um dia de Ação de Graças - disse o religioso.
As cerca de 300 pessoas que acompanharam a cerimônia no interior do templo datado de 1916 assistiram a renovação dos votos e a celebração de Bodas do Ouro e Bodas de Prata, uma vez que mãe e filha casaram-se intencionalmente no mesmo dia, com 25 anos de diferença.
Edson e Alexandra optaram por casar um dia depois, e a escolha foi feita como inspiração aos casais felizes. O ritual contou com a presença de outros 10 padres, quatro seminaristas, uma freira e o bispo emérito de Erechim, Dom Girônimo Zanandréa, responsável pela ordenação de Clair - foi o responsável pela renovação dos votos dos pais do religioso.
A cada renovação do vínculo matrimonial os presentes aplaudiam os casais, tornando a cerimônia de duas horas de duração mais descontraída. Houve missa, conselhos amorosos e lágrimas.
- O amor renovado não chega nunca ao fim - disse Clair - Claro que estou puxando brasa para o meu assado - brincou, completando com uma reflexão sobre a importância da paciência e do perdão em um relacionamento.
Logo depois deste momento solene, seu Nelson contou a emoção que sentiu:
- Tive que me segurar para não chorar. Ter a família toda reunida, assim, é um privilégio para poucos.
Matrimônio
Três gerações da mesma família celebram o amor em Farroupilha
Cerimônia conjunta foi realizada na Igreja Santa Helena da Cruz, no 4º distrito de Nova Milano
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project