No final do ano passado, o Conselho Tutelar Macrorregião Sul se mobilizou para prevenir situações de risco envolvendo crianças e adolescentes que moram no loteamento popular Campos da Serra, zona leste de Caxias do Sul.
Agora, secretarias municipais e entidades apresentaram um plano de ação para os próximos meses, o que inclui cursos, palestras, oficinas e outras atividades (ver abaixo).
A medida é necessária. O loteamento abriga 660 famílias e receberá outras 480 famílias em 90 dias, mas não há serviços públicos ou privados de referência. Hoje, são 744 crianças e adolescentes habitando a comunidade, segundo levantamento do CT.
Os relatos de moradores incluem garotada envolvida com infrequência escolar, negligência familiar, abandono de incapaz e perturbação da ordem e do sossego. Como a quantidade de meninos e meninas aumentará consideravelmente, podem surgir novos casos. O pedido de providências partiu do colegiado do CT Macrorregião Sul.
- São situações que acontecem em toda a cidade, mas como o loteamento é grande os casos surgem com mais intensidade. Só que não tem como dar conta das denúncias porque não há suporte para atender esses jovens na comunidade - ressalta a coordenadora do CT, Janaína Santos Gil.
As novas famílias do loteamento Campos da Serra terão os imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida (renda familiar de até R$ 1.600). Elas foram escolhidas por meio de um sorteio realizado na quarta-feira, dia 22 de janeiro.
A lista dos contemplados será disponibilizada neste sábado no site www.caxias.rs.gov.br e também ficará exposta no saguão do Centro Administrativo da prefeitura.
PROPOSTAS
Secretaria do Esporte e Lazer (Smel): incluirá crianças e adolescentes em atividades esportivas. Ainda não há definição dos locais, mas há possibilidade de uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul. Caso contrário, os jovens serão recebidos nos espaços da Smel.
Fundação Caxias: abrirá turmas de mães para projeto Cozinha Escola em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS). As participantes farão estágio no restaurante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
Fundação de Assistência Social (FAS): propôs a abertura de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na comunidade, mas não há projetou ou data definida.
Coordenadoria da Mulher: organizará palestras diversas com as mães e familiares.
Coordenadoria da Juventude: sugere atividades de skate na área uma vez que as ruas têm pouco movimento de veículos e permitem a prática com mais segurança.
Coordenadoria da Igualdade Racial: organizará palestras sobre cidadania, direitos e outros assuntos, além de oficinas de capoeira.
Secretaria Municipal da Educação: promete entregar uma escola de tempo integral até 2015 e implantar o programa Primeira Infância Melhor (PIM).
Guarda Municipal: atuará na prevenção e em apoio às ações do Conselho Tutelar.
Conselho Tutelar: acompanhará as ações propostas e fará encaminhamentos de crianças e adolescentes em situação de risco.
Infância e adolescência
Entidades apresentam estratégias para prevenir situações de risco em loteamento popular de Caxias do Sul
Atividades serão desenvolvidas com crianças e adolescentes no Campos da Serra
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project