São Marcos está duplamente em festa. Na quarta-feira, serão comemorados os 50 anos de emancipação do município. Paralelamente, ocorre a 42ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, com uma programação que inclui shows, torneios esportivos, almoços e leilões. Os festejos, que abriram na quinta-feira, são compostos por momentos de religiosidade, característica presente na história são-marquense.
A cidade leva o nome de São Marcos em função do Rio São Marcos e pela devoção ao apóstolo. Já a veneração à Aparecida começou em 1972. Conforme o secretário municipal do Turismo, Áureo Bertelli, com a crise da colônia e a implantação da BR-116 na travessia da cidade em 1940, alguns agricultores venderam carretas e adquiriram caminhões. Muitos são-marquenses tornaram-se motoristas. Como havia muitos acidentes no trecho na década de 70, o pároco da época, padre Davi Picolli solicitou à Basílica de Aparecida uma imagem da Santa.
- O povo começou a se sentir protegido e diminuiu os acidentes da região. A partir de 1972, uniu-se a devoção à Nossa Senhora e a festa dos motoristas. O festejo foi crescendo e já é conhecido nacionalmente. No ano passado, mais de 12 mil veículos pediram benção - relata o padre Osmar Possamai, pároco da Igreja Matriz desde 1994.
A programação religiosa durante esta semana inclui novena, às 19h30min, na Igreja Matriz. No próximo sábado, dia de nossa Senhora Aparecida, haverá benção das crianças, às 9h30min. No domingo, dia 13, ocorre a tradicional procissão motorizada, com saída às 7h da Igreja de São Cristóvão, no bairro Michelon, até a Igreja Matriz.
A programação social deste ano tem como diferencial o show com Leonardo neste sábado, às 21h no Ginásio 1da Associação dos Motoristas São Marquenses. No próximo domingo, o cantor Sérgio Reis faz o show de encerramento, às 20h, no Ginásio. Mais informações com Associação pelo fone (54) 54 3291.1765
Aniversário
São Marcos celebra 50 anos e Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas neste final de semana
Programação social e religiosa segue até o próximo final de semana
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: