O desfile de 7 de setembro deste ano, às 9h deste sábado, em Caxias do Sul, terá a participação de 56 entidades, entre escolas, associações e órgãos do Estado. O número é o maior desde 2005. No ano passado foram 52. Conforme a coordenadora da Semana da Pátria, Marília Lampert Fanton, o número foi muito bem recebido, principalmente ao levar em conta os protestos que ocorrem no país desde junho.
- Achamos que isso tem tudo a ver com os professores e a equipe diretiva das escolas. Dia 7 é um dia de patriotismo, independente de se estar satisfeito ou não com a política - avalia.
O desfile percorrerá a Rua Sinimbu, da Alfredo Chaves até a Moreira César. A concentração será na Rua Vereador Mário Pezzi. O trânsito será bloqueado às 7h30min. O fluxo de carros e ônibus será desviado pelas ruas Coronel Flores e Bento Gonçalves. A previsão é de que a parada termine por volta do meio-dia.
Entre as atrações, Marília adianta a apresentação de bandas da maior parte das escolas municipais. Os alunos ensaiaram as apresentações ao longo do ano e até sexta-feira, como fez o Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza. Haverá distribuição de água e ambulâncias na concentração e dispersão. O tempo de passagem depende da quantidade de representantes.
Já para a tarde deste sábado, estão previstas as manifestações da Operação 7 de Setembro (OP7), na Praça Dante Alighieri, organizadas via redes sociais por seguidores do Anonymous. Também estarão no local integrantes do Movimento Caxias Acordou e do Levante Caxias, todos participantes de protestos realizados em junho e julho. O início da concentração está marcado para as 13h.
Integrantes destes grupos afirmam que a manifestação será pacífica, sem interferir no desfile cívico. Porém, ainda pela manhã, a intenção é efetuar o recolhimento de alimentos não-perecíveis, segundo o organizador da página do OP7 no Facebook, Bruno Paduan. As doações serão feitas ao Banco de Alimentos, que estará com um caminhão no local a partir das 7h.
A realização de protesto pelas ruas da cidade ainda não está confirmada. A decisão será tomada durante a mobilização na praça. A OP7 está sendo programada para ocorrer em todo o país.
Os temas municipais que norteiam a manifestação da Operação 7 de Setembro, em Caxias, são: tarifa de ônibus, número excessivo de cargos em comissão (CCs) na administração municipal, conclusão de obras iniciadas ou prometidas à população e início das sessões da Câmara de Vereadores às 18h.
Sete de Setembro
Desfile terá participação recorde em Caxias do Sul
Serão 56 entidades que se apresentam a partir das 9h na Rua Sinimbu. À tarde, devem ocorrer protestos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: