Parcerias com empresas têm garantido economia nos cofres da Festa da Uva. Segundo estimativa do presidente, Edson Nespolo, cerca de R$ 330 mil gastos até agora provêm de doações. O caixa da festa já desembolsou outros R$ 500 mil em mídia, marketing e despesas com a escolha da rainha, entre outros.
Após a coroação do trio, em 31 de agosto, os gastos devem aumentar bastante, com itens como os trajes das soberanas e viagens para divulgação da festa _ a primeira ocorre dia 3 de setembro, para feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em São Paulo.
Para se ter uma ideia, quase todas as roupas e calçados usados pelas embaixatrizes no pré-concurso foram doadas. Durante as inscrições das candidatas, a organização conseguiu a doação de 15 outdoors e 22 anúncios no vidro traseiro dos ônibus, que convidavam meninas a concorrer a rainha e princesas. Para o Filó das Embaixatrizes, ocorrido dia 20 de julho, a festa ganhou queijo, salame, farinha para a polenta, pratos, taças e copos, por exemplo.
A Festa da Uva ainda recebeu um veículo Doblô de sete lugares para uso da comissão social e soberanas durante um ano. Após esse prazo, ele será devolvido. Se fosse comprado, Nespolo estima custo de R$ 50 mil. O carro Sandero que a rainha eleita ganhará como prêmio foi fornecido por uma empresa: são R$ 30 mil a menos no caixa da festa. Todos os repasses têm moedas de troca, em geral, por meio de banners e propaganda dos doadores em telões durante a festa, que ocorrerá de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014.
A organização da Festa da Uva 2014 trabalha com orçamento de R$ 12 milhões, mas Nespolo pondera que gastos de última hora podem surgir, elevando o cálculo. Nesta edição, os patrocinadores másters Bradesco, Caixa e prefeitura de Caxias devem contribuir, juntos, com metade do orçado, ou seja, R$ 6 milhões. Via Lei Rouanet, a festa deve receber R$ 1,6 milhão (outros valores estão embutidos no cálculo dos patrocinadores másters, porque o Bradesco também busca recursos na lei). Mais R$ 5 milhões devem ser captados pela bilheteria e venda de espaços nos Pavilhões.
Participação comunitária
Doações de empresas diminuem os gastos dos cofres da Festa da Uva 2014, em Caxias do Sul
Estimativa do presidente Edson Nespolo é de que a festa já recebeu R$ 330 mil em produtos e propaganda e gastou outros R$ 500 mil
GZH faz parte do The Trust Project