Tarso Genro vem a Caxias do Sul nesta quinta-feira para badalar o fim dos contratos de pedágios e projetar as estradas sob a tutela da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Mas é provável que o governador enfrente questionamentos sobre as péssimas condições das escolas estaduais. Faltam funcionários e sobram prédios com problemas estruturais.
A Dr. Renato Del Mese, no distrito de Vila Cristina, é um exemplo negativo. A envelhecida construção, prestes a ruir, foi interditada. Quase 100 alunos buscaram abrigo no prédio da subprefeitura (foto abaixo) na semana passada. A promessa é transferir as turmas para salas moduladas em breve, o que não significa muita coisa.
Aos alunos restou a tática do empilhamento: turmas do 3º e 4º ano ficam na mesma sala. Enquanto o grupo mais adiantado usa o quadro, os mais pequenos corrigem o tema no papel. Para aliviar, a escola tem optado levar as turmas para a sacada em dias quentes.
Se crianças espremidas e aprendizado não combinam, o que se pode dizer de uma escola que corria o risco de incendiar por conta da fiação velha? Pais, alunos e corpo docente aguentaram até onde podiam as quedas de luz, faíscas e cheiro de queimado na José Generosi (foto abaixo), em Forqueta. Não deu mais. A direção fechou as portas na segunda-feira e liberou 650 alunos até a conclusão dos reparos na rede elétrica. As aulas serão retomadas nesta quinta-feira.
Não bastassem problemas estruturais, a rede também definha porque faltam funcionários. A própria 4ª Coordenadoria da Educação (4ª CRE) reconhece que são necessários pelo menos 10 serventes e 15 merendeiras. Parece pouco, mas é muito. Sem ter alguém para cuidar das panelas, a Escola Aristides Germani, no bairro Rio Branco, simplesmente deixou de servir comida aos 850 alunos. Os mantimentos (foto abaixo) ficam armazenados.
O que causa mais espanto é a notícia de que o governo só terá condições de agir no final de 2013. É quando se pretende tirar do papel o Plano Nacional de Obras (PNO), o que inclui a revitalização de 1.027 escolas em todo Estado. Mas isso é apenas uma projeção, que ainda depende de trâmites burocráticos e recursos federais.
Educação
Tarso Genro visita Caxias do Sul em período crítico para escolas estaduais
Prédios têm vários problemas estruturais
GZH faz parte do The Trust Project