Gramado pode virar exemplo para o Estado se colocar em prática todas as propostas que envolvem o uso de transporte alternativo. Desde que surgiu o projeto Gramado de Bicicleta, há um ano, inúmeras iniciativas foram desenvolvidas para incentivar o uso da bicicleta.
_ Todo mundo pode saber andar de bicicleta, mas hoje não se pode andar de bicicleta como se fazia na infância. O trânsito mudou, há uma nova cultura, e tem que se educar para usar a bicicleta como meio de transporte _ ressaltou a coordenadora do projeto, Tela Tomazeli.
Com apoio de outras pessoas, empresas e do poder público, 40 mil flyers foram produzidos para uma campanha de educação no trânsito, cinco mil alunos de Gramado receberam orientações, blitz foram promovidas, pontos de locação de bicicleta foram abertas, roteiros de passeios foram criados.
No ano passado, a prefeitura instalou 30 bicicletários nas ruas com capacidade para comportar duas bicicletas cada. Existe a ideia de buscar uma empresa que se responsabilize pelo sistema de compartilhamento de bicicleta sob a forma de aluguel.
A prefeitura prevê para o próximo ano a revitalização das avenida das Hortênsias (entrada de Gramado via Nova Petrópolis) e já integrou no projeto, ciclovias definitivas. Outra iniciativa pretende colocar o turista para conhecer parte da cidade de bicicleta. Uma ciclofaixa turística com cerca de quatro quilômetros, no bairro Planalto, passando pelo Lago Negro, também está nos planos da administração.
Ainda que no campo das ideias, uma ciclovia pode ser instalada no novo quadrante da Perimetral (acesso que liga o bairro Três Pinheiros, entrada de Gramado, passa pelo Vale do Quilombo, até quase a divisa de Canela) e outra na avenida Borges de Medeiros, trajeto que está atualmente sendo revitalizado.
Ciclovia intermunicipal
Na última segunda-feira, uma reunião entre vereadores de Gramado e Canela retomou um antigo sonho das cidades: criar a primeira ciclovia intermunicipal do Rio Grande do Sul. Uma comissão foi criada para acompanhar a iniciativa, pleitear o apoio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), fazer projetos e buscar recursos.
A ciclovia teria pelo menos sete quilômetros de extensão, e sairia de Gramado em direção a Canela pela RS-235.
Transporte
Uso de bicicleta é estimulado em Gramado
Iniciativas são desenvolvidas no município para melhorar mobilidade urbana
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: