Estudantes de 12 escolas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Antonio Prado e São Marcos expõem 58 trabalhos de ciência e tecnologia nesta quarta e quinta-feira, na Mostraseg, na UCS, em Caxias. A Mostraseg é realizada por meio do Projeto Engenheiro do Futuro (Engfut), que busca atrair alunos do ensino médio para as áreas de ciência e tecnologia.
Os participantes são estudantes de ensino fundamental e médio com idade entre 13 e 21 anos. A proposta é que eles façam extensos estudos até chegar a um projeto ou protótipo.
Os trabalhos são desenvolvidos durante todo o ano em grupos de no máximo três alunos, orientados por até dois professores. Os estudantes devem apresentar um relatório com todas as pesquisas realizadas e um caderno de campo.
- É uma espécie de diário de bordo, onde registram o passo a passo de tudo que fizeram - compara Valquíria Villas Boas Missell, coordenadora do Projeto Engenheiro do Futuro e uma das coordenadoras da MostraSeg ao lado de José Arthur Martins e Odilon Giovannini.
Os trabalhos poderão ser conferidos nesta quarta, das 13h30min às 20h, e na quinta, das 8h30min às 12h30min. O melhor trabalho elaborado por alunos do ensino médio receberá um netbook. O segundo, um MP6, e o terceiro, uma câmera digital. Os vencedores no ensino fundamental receberão kits de ciências.
Os alunos que conquistarem primeiro e segundo lugares na Mostraseg classificam-se para a Mostratec, em outubro, em Novo Hamburgo.
Educação
Mostraseg abre nesta quarta, na UCS, em Caxias do Sul
Estudantes da região brincam de Professor Pardal e exibem criações na área da ciência e tecnologia
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: