A 7ª edição da Festa da Gila segue até esta segunda-feira, em Bom Jesus. O evento tem entrada gratuita e os visitantes são convidados a experimentar as delícias produzidas pelo fruto que é originário dos países de grandes altitudes. A gila faz parte da família das abóboras e das melancias e se adapta à região mais alta e fria do Estado.
Em Bom Jesus, o fruto é encontrado e utilizado na culinária em pratos doces e salgados. A prefeitura estima que cerca de 1,1 mil produtores têm lavouras de gila e colham uma média de 50 gilas, ao ano, cada um. A Festa da Gila ocorre no ginásio poliesportivo da cidade e tem como objetivos valorizar a agricultura, preservar o cultivo do fruto e atrair visitantes para conhecer o município e suas belezas naturais.
Uma das principais atrações da programação é a Feira de Produtos Caseiros e Artesanais, que reúne expositores de Bom Jesus, na maioria famílias de pequenos agricultores, para comercializar delícias caseiras, como as roscas de polvilho, as bijajicas, as rapadurinhas de gila, os doces em calda, entre outros.
Durante a Festa da Gila, a comunidade também irá comemorar o aniversário de 99 anos emancipação política de Bom Jesus. Para festejar o lançamento do centenário, uma programação variada prevê apresentações teatrais, danças, e também, shows musicais.
A 7ª Festa da Gila é uma promoção da prefeitura de Bom Jesus e conta com o financiamento do governo federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Mais informações: pelo fone (54) 3237.1585 ou pelo site www.bomjesus.rs.gov.br/festadagila.
Cultura
Festa da Gila se estende até a próxima segunda-feira, em Bom Jesus
A entrada é gratuita e os visitantes são convidados a experimentar as delícias produzidas pelo fruto, que é semelhante a uma melancia
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: