O Brasil está entre os países que menos planeja ações a favor do pedestre. A péssima conservação das calçadas mostra que a situação não é diferente em Caxias do Sul. Para mudar essa realidade, a campanha Calçadas do Brasil está mapeando buracos, obstáculos e falhas em várias regiões do país.
Qualquer cidadão pode participar e analisar a qualidade do passeio público. O resultado será encaminhado, no início de julho, ao Ministério das Cidades, Ministérios Públicos Estaduais e Federais e aos prefeitos das cidades avaliadas.
Para os integrantes do movimento, calçadas devem ser largas e protegidas por arborização. O pedestre também deve contar com iluminação, faixas de segurança, semáforos especiais, sinalização e outros equipamentos. Assim como outras cidades, Caxias padece pela inexistência desses aparatos, especialmente nos bairros.
- Como propor que as pessoas façam pequenos trajetos a pé num país com calçadas estreitas, destruídas, desniveladas e esburacadas? Há contradição - critica o coordenador do levantamento, Marcos de Sousa.
Para participar, acesse o site www.mobilize.org.br e clique no ícone Calçadas do Brasil. No endereço há informações sobre a legislação e sobre a campanha. No link de avaliação, baixe o formulário.
O formulário contém instruções e a metodologia para avaliar nove tipos de situações: irregularidades no terreno, degraus, inclinação, largura, rampa, obstáculos, iluminação, paisagismo e sinalização. Para publicar as informações é necessário se cadastrar no site.
Mobilidade Urbana
Qualquer morador de Caxias do Sul e região pode cobrar melhorias em calçadas por meio de campanha nacional
Resultado da mobilização será encaminhado ao Governo Federal, prefeituras e promotores de Justiça
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: