Em meio à natureza, no alto dos vales que circundam a BR-116 entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, está localizado o Projeto Reabilitação Aliança com a Vida, PRA-VIDA. A comunidade terapêutica, uma casa colonial tipicamente alemã próxima ao Ninho das Águias, está instalada em um terreno de 10 hectares. Nela, oito residentes da Serra, Região Metropolitana e Capital, fazem tratamento contra dependência química.
- A primeira fase de tratamento dura três meses e é de reclusão. Depois, em uma segunda fase, é feito o retorno gradativo à sociedade em um período de aproximadamente seis meses. O tratamento é acompanhado por médicos, enfermeiros, psiquiatras, e há parcerias com Unidades Básicas de Saúde de Nova Petrópolis. - explica Blaine Richard, 49, Coordenador da Comunidade Terapêutica.
Uma das características do tratamento é a laborterapia.
- Os residentes cuidam da fazenda, dos animais, produzem leite e queijo, têm atividades religiosas e traalho psicologico individual. Enquanto fazem a recuperação, aprendem novos ofícios para quando estiverem tratados da dependência reocuparem um lugar no mercado de trabalho. - explica Richard
- Já melhorei muito minha saúde física. Só os remédios não adiantavam, agora me sinto melhor em contato com a natureza. - conta um dos residentes na comunidade, natural de Bom Jesus e há dois meses na Pra-Vida.
Um dos atendidos pelo projeto, que prefere não se identificar, natural de Caxias do Sul, 46 anos, há dois meses na comunidade. Conta que nesse período já sente a diferença no tratamento antitabagismo.
- Conheci a Pra-Vida por meio da Igreja, fazendo trabalho voluntário. O ambiente aqui é muito bom e a espiritualidade tem ajudado muito na recuperação. Depois de um mês já parei de fumar, um vício que eu tinha há 19 anos.
Feijoada do Pulita
Pra-Vida em Caxias do Sul oferece tratamento para dependentes químicos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: