Em 2009, a autônoma Noeli Fátima Fogaça, 50 anos, decidiu voltar a fazer os exames de diagnóstico do câncer de mama. Na época, havia alguns anos que ela não fazia os testes, pois ficara assustada com o resultado positivo que a irmã havia recebido seis anos antes. Ao ver o resultado, veio o choque: Noeli também tinha a doença.
_ Quando você descobre a doença, fica sem chão, depois, vai reciclando (assimilando) _ explica.
Solange Bergamaschi, 31 anos, vive situação igualmente difícil. Em 2009, descobriu um tumor maligno no cérebro.
Sem condições de arcar com o alto custo do tratamento, Noeli, hoje curada, e Solange, ainda em tratamento, foram encaminhadas para o setor de oncologia do Hospital Geral. Em meio ao sofrimento da doença encontraram, a poucos metros dali, em uma sala do segundo andar, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, que também tem uma unidade no Hospital Pompéia.
Fundada há 28 anos, a entidade oferece apoio para pacientes com câncer, principalmente os atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais ações está o fornecimento gratuito de medicamentos. A instituição, que se mantém com recursos arrecadados em eventos, também presta auxílio psicológico, e visitas a pacientes são feitas pelas 50 voluntárias e pelas 30 integrantes da Liga Jovem. A entidade também promove palestras de prevenção.
_ Quando você vê a angústia (dos pacientes), você tem que chegar em casa e agradecer _ diz a psicóloga e presidente da Liga, Neira Maria de Lima Mello.
A Liga é uma das entidades ajudadas pela Feijoada do Pulita, que ocorre no dia 30 de junho. Os ingressos custam R$ 160 e podem ser adquiridos com a presidente, Neira Maria de Lima Mello, pelos telefones 9113.7472 ou 3221.8287 ou outras voluntárias da entidade.
Os ingressos também são vendidos pelas seguintes entidades: Anjos Voluntários, Lar da Velhice São Francisco, Associação Criança Feliz, Centro Assistencial Portal da Luz, Cruz Vermelha, Apae, Patna, Rim Viver, Scan, Pra - Vida, Instituto Fonte de Apoio, Aapecan, Projeto Associação Mão Amiga, Parceiros Voluntários, Associação Beneficente Gelcindo Nunes, AAPC, Educaritá, Centro Cultural e Espírita Jardelino Ramos e Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D'Arc.
Feijoada do Pulita
Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul é esperança para pessoas em tratamento
Entidade fornece medicamentos gratuitamente e presta apoio psicológico
GZH faz parte do The Trust Project