O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) está colocando em prática a Lei Estadual 12.745, aprovada em julho de 2007. Ela regulamenta as empresas de desmanche e ferro-velho, transformando esses comércios em Centros de Desmanches e Reciclagem de Veículos (CDVs).
O principal objetivo da lei, e do projeto do Detran, é diminuir o número de furtos e roubos de veículos e, consequentemente, a receptação, que abastece o comércio de produtos automotivos ilegais.
- Na Argentina, um projeto semelhante foi implantado e reduziu em 50% o roubo e furto. Mas há outras questões também. Por exemplo, a ambiental, que regula como os comércios devem descartar as peças - acrescenta o diretor-presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, que ontem esteve em Caxias do Sul em um encontro com representantes dos desmanches e autoridades.
A primeira etapa do processo foi o cadastramento dos desmanches gaúchos. Dos 573 comércios registrados, 403 tiveram os cadastros homologados, ou seja, passaram pelo primeiro filtro. A etapa agora é a de credenciamento. O prazo para a entrega dessa nova série de documentos se encerraria em 29 de fevereiro, mas foi prorrogado até 29 de abril. A autarquia prevê que até o final do primeiro semestre os CDVs já estejam credenciados.
Enquanto isso, o Detran realiza reuniões em todo o Estado com as empresas previamente cadastradas para esclarecer dúvidas.
Lei
Detran regulamenta desmanches no Rio Grande do Sul
Comerciantes da Serra estiveram se reuniram ontem na prefeitura de Caxias do Sul
GZH faz parte do The Trust Project