Bem-humorado e sem grandes anúncios para o setor, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul alusiva à Festa Nacional da Uva, nesta quinta-feira.
Durante seu discurso para empresários e lideranças de diferentes setores de Caxias e da região, o gaúcho falou sobre as conquistas e desafios do agronegócio brasileiro. Buscando acalmar a preocupação de produtores atingidos por intempéries e que dependem da ajuda de recursos do governo para amenizar as perdas e prevenir futuros prejuízos, ele garantiu que tem a palavra da presidente Dilma Rousseff (PT) de que não faltarão recursos para a agricultura.
- Chegou a hora do produtor brasileiro. Queremos mostrar como é difícil para o produtor agregar valor e vender sem prejuízo - afirmou o ministro.
Os dois principais desafios da pasta, segundo Mendes Ribeiro Filho, é fazer com que a produção primária brasileira se torne ainda mais sustentável e garantir alimentos para uma população cada vez maior e que consome mais.
- Precisamos gerar mais renda para quem produz e dar condições para o escoamento - pontuou.
Os três objetivos do Mapa para 2012 são dar mais segurança e qualidade aos alimentos, gerar crescimento econômico com mais oportunidades e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Uma das ações que integra esse último ítem é o programa de redução de emissão de carbono, cuja meta é diminuir a produção de 165 milhões de toneladas de gás carbônico nos próximos 10 anos.
Festa da Uva
Ministro Mendes Ribeiro Filho diz que não faltarão recursos para a agricultura
Política do Ministério para 2012 pretende dar mais segurança, oportunidades de crescimento e sustentabilidade aos produtores brasileiros
GZH faz parte do The Trust Project