O Juventude é 100% em casa. A fortaleza Jaconera pulsou forte na noite de quarta-feira novamente. O Papo derrotou o Avenida pelo placar de 3 a 1. Com gols de Lucas Barbosa, duas vezes, e Mandaca, o time de Roger Machado abriu a avenida do samba de forma antecipada no carnaval caxiense. A equipe visitante descontou com Aquino.
Mesmo com Alan Ruschel expulso, ainda no primeiro tempo, o Papo fez valer o fator local. O Ju assumiu momentaneamente a vice-liderança do Gauchão com 12 pontos. Agora, o time de Roger Machado terá uma sequência de dois jogos longe do Jaconi. No próximo sábado (10) de Carnaval, o adversário será o Novo Hamburgo, às 21h30min, no Estádio do Vale. Depois, na terça-feira (13), o time viaja até Ijuí para enfrentar o São Luiz, às 20h, no Estádio 19 de Outubro.
O JOGO
O duelo começou com muitas trocas de passes dos times. A primeira chegada do Juventude veio em um escanteio aos nove minutos. E não demorou para o Alviverde abrir o placar. No rebote do escanteio, Lucas Barbosa evitou que ela saísse na linha de fundo e tocou para Jean Carlos. O cruzamento foi na medida para o próprio Barbosa colocar, de cabeça, para dentro do gol.
Com 1 a 0 no placar, o Juventude seguiu em cima. Aos 13, Jadson recebeu de fora da área e chutou forte sobre o gol. Quem esperava um Avenida recuado e dando a bola para o Juventude se enganou. O time visitante tentou ficar com posse e fazer a bola girar no Jaconi, mas pecava na falta de qualidade.
Aos 24 minutos, Alan Ruschel foi expulso pelo Juventude ao acertar o atacante do Avenida, Felipe Cruz, que entrava na cara do goleiro alviverde. Na falta frontal, Carlos Henrique soltou uma paulada em cima de Jadson. Sem o lateral-esquerdo, o técnico Roger Machado colocou Jefferson e sacou o meia Jean Carlos, referência na criação.
Em desvantagem numérica em campo, o Juventude viu o Avenida ter mais posse de bola. O Papo começou a errar passes na busca do contra-ataque. Aos 42 minutos, Erick encontrou Gilberto, na entrada da área, e o camisa 9 finalizou forte. A bola desviou na zaga para linha de fundo. No escanteio, Jadson errou feio e quase mandou a cobrança no Mato Sartori.
SUSTO E GOL LOGO CEDO
No retorno do vestiário, o técnico do Juventude tirou Gilberto e colocou Mandaca. O camisa 9 havia sentido o músculo posterior da coxa esquerda no fim do primeiro tempo. Logo aos 40 segundos, em uma jogada de velocidade, Hélio Paraíba arrumou a bola para Aquino. O atacante entrou frente a frente com o goleiro do Juventude e Lucas Wingert evitou o gol de empate em uma grande defesa. Contudo, quatro minutos depois foi a vez de Mandaca brilhar. De contrato assinado em definitivo com Alviverde, o jovem tabelou e entrou em diagonal. Na cara do goleiro Renan, ele tocou na saída de Carneiro para fazer 2 a 0 para a papada.
Aos 16 minutos, Lucas Barbosa ampliou o placar para o Juventude. Mesmo com um homem a menos, o time fez valer a qualidade técnica. Diante de um adversário abatido e mostrando cansaço, a equipe de Roger fez 3 a 0 com gol de cabeça de Barbosa. A jogada foi construída por Mandaca e teve assistência de Erick. Quatro minutos depois, o Avenida descontou para 3 a 1. Em uma atrapalhada da zaga alviverde, Jean levantou e Aquino escorou para o gol. A bola tocou no braço do atacante do Avenida, mas a arbitragem não viu.
Aos 26 minutos, Mandaca quase entrou para a seleção do prêmio bucha. Ele pegou uma sobra da intermediária e arriscou de longe. A bola passou perto da gaveta do goleiro Carneiro e por muito pouco não encontrou a rede. Com 40 minutos de jogos, o time de Roger Machado não sofria riscos defensivos e ainda tentava fazer mais.
Mandaca encontrou Edson Carioca na área, ele travou a jogada e soltou para Oyama. O volante finalizou alto e sobre o gol. Aos 43, Hélio Paraíba recebeu cruzamento de Aquino e perdeu um gol livre na pequena área. Nem precisava dos 5 minutos de acréscimos. Mandaca ainda perdeu outra chance, livre, para fazer o quarto gol. Na arquibancada, o torcedor era só festa com mais uma boa atuação do Juventude, principalmente no segundo tempo, e com muitos destaques individuais.
FICHA TÉCNICA
Juventude 3x1 Avenida
Estádio Alfredo Jaconi
6ª rodada do Gauchão
Juventude
Lucas Wingert; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Alan Ruschel; Caíque (Oyama, 25/2º), Jadson e Jean Carlos (Jefferson 28/1º); Erick (Kleiton, 44/2º), Lucas Barbosa (Edson Carioca, 25/2º) e Gilberto (Mandaca, intervalo). Técnico: Roger Machado.
Avenida
Ruan Carneiro; Negueba, Rafael Goiano, Dadalt e César Nunes; Jhonata, Chicão (Bruninho, 34/1º), Bruno Camilo (Carlinhos, 12/2º) e Jean Carlo (Lucena, 36/2º); Felipe Cruz (Aquino, 34/1°), e Carlos Henrique (Hélio Paraíba, intervalo). Técnico: Márcio Nunes.
Gols: Lucas Barbosa (J), aos 9min do primeiro tempo. Mandaca (J), aos 4min, Lucas Barbosa (J), aos 16min, Aquino (A), aos 20min, do segundo tempo.
Amarelos: Gilberto (J), Hélio Paraíba (A), Roger Machado (J) e Aquino (A)
Vermelho: Alan Ruschel (J)
Árbitro: Jonathan Pinheiro, auxiliado por Tiago Kappes Diel e Fagner Cortes.
Público: 4.538 torcedores
Renda: R$ 32.251,50