O clássico Ca-Ju 287 pela nona rodada do Gauchão 2023 ainda vai dar muito o que falar. Pelo resultado, desempenhos distintos das duas equipes nos dois tempos de jogo, polêmicas envolvendo o VAR e expulsões e pelo que o futuro reserva para Juventude e Caxias na reta final de competição.
E para o Verdão, o sentimento é ambíguo. Na primeira etapa, o alviverde escapou de levar um resultado pior que o 1 a 0 para o intervalo e viu o rival muito superior, perdendo inclusive um pênalti, e com duas bolas no travessão de Thiago Couto. No segundo tempo, os papéis se inverteram e um herói inesperado surgiu: David da Hora saiu do banco de reservas para fazer seus primeiros dois gols com a camisa do Juventude. A noite só não foi perfeita porque no final, Felipe Carvalho cometeu uma penalidade e o clássico terminou empatado em 2 a 2.
— No primeiro tempo sofremos bastante. No segundo, o time reagiu e mostrou sua força. O que nos dá esperança para o futuro. O VAR acabou apontando dois pênaltis, não cheguei a ver os lances, mas fico feliz pelo segundo tempo. O que acontece é que a gente tem que ter consistência em todo o jogo e não apenas num tempo. Em outros jogos, o time mostrou um bom futebol, mas é sempre em um tempo ou em um pedaço do jogo. Temos que entender isso e resolver para que nos próximos jogos atuemos de forma consistente o tempo todo — destacou o presidente Fábio Pizzamiglio.
O mandatário alviverde acredita que o time merecia a vitória pela reação do grupo após a eliminação na Copa do Brasil e a saída do técnico Celso Roth.
— Mesmo com o Roth, nós tivemos bons momentos, como naquele segundo tempo contra o Grêmio, muito parecido, com uma força de reação grande. Isso mostra o caráter de nossos atletas, a garra, a vontade. De não se entregar até o último minuto. Se não fosse o pênalti aí no final do jogo, nós teríamos saído com a vitória.
Com 11 pontos, o Ju caiu para o 6º lugar e precisa vencer o Esportivo fora de casa, no dia 4, e o Brasil-Pel, no Alfredo Jaconi, no dia 11, para ter chances de se classificar entre os quatro primeiros do Campeonato Gaúcho.