Vibração e alívio. Enfim, a torcida do Juventude comemorou a primeira vitória do time no Campeonato Gaúcho 2022. Na noite desta quinta-feira, o papo derrotou o São José pelo placar de 2 a 0 e subiu na tabela. A equipe deixa a zona de rebaixamento e chega aos seis pontos na 10ª posição do Estadual. O Ju empurrou o Zeca para o Z-2.
O grande destaque da vitória do verdão foi o centroavante El Viking. Isidro Pitta começou entre os titulares e teve participação importante nas ações ofensivas
O técnico Eduardo Barros foi para o seu segundo jogo como interino no comando do Ju no Gauchão. O treinador manteve a formação com três zagueiros, mas com o retorno de Paulo Miranda. Completaram a linha, William Matheus e Danilo Boza. Na esquerda, Moraes permaneceu no time e Barros preferiu começar sem um meia de origem no setor de criação. No ataque, Ricardo Bueno foi desfalque.
1º TEMPO POUCO INSPIRADO
No começo da partida, o Juventude não teve trabalho com o São José. Com passar dos minutos, o time do capitão William Matheus foi ganhando espaço e conquistando as ações do meio-campo. Sem um meia de criação, Moraes e Soares caíam pelo meio para tentar a infiltração. Assim, Capixaba e Parede tiveram liberdade pelos corredores do campo.
Apesar do Juventude ter mais volume de jogo, a chegada mais forte veio dos pés de Everton Bala, do São José. Aos 23 minutos, o atacante concluiu de longe e forçou o goleiro César a espalmar para linha de fundo. A bola ainda quicou antes, dificultando a defesa.
A resposta do papo veio dois minutos depois. Parede recebeu a bola de Pitta na linha de fundo, pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da pequena área. Capixaba entrou de carrinho, mas não alcançou a bola. Destaque do primeiro tempo, o centroavante Pitta tentou a sorte de fora da área. Aos 30, o centroavante bateu, mas a finalização foi alta demais.
Aos 36, em cobrança de falta pela direta, Moraes concluiu direto e quase surpreendeu o goleiro Fábio. A bola foi rente ao pé da trave para fora. Antes dos acréscimos, William Matheus ainda teve a oportunidade de cabeça. Depois de um escanteio pela esquerda, o capitão desviou na marca do pênalti pela linha de fundo.
GOL CEDO E ALÍVIO
Na etapa final, Eduardo Barros colocou um meia e desfez o sistema com três zagueiros. Moraes não retornou e Bruninho foi para o jogo. Assim, William Matheus fez a lateral esquerda. E o gol do Juventude veio exatamente de uma cobrança de falta de Bruninho, junto a linha lateral esquerda. William Matheus desviou levemente de cabeça tirando qualquer possibilidade de defesa de Fábio e balançou a rede aos 6 minutos. Com 1 a 0 no placar, o papo seguia em cima.
Aos 18 minutos, o verdão ampliou em jogada de contra-ataque puxada Pitta. El Viking olhou para os dois lados e lançou Jadson na direita. Próximo a faixa final do campo, o volante cruzou rasteiro para Capixaba na marca do pênalti fazer 2 a 0, para alívio da torcida.
O primeiro ataque forte do Zeca na etapa final veio somente aos 30. Sillas recebeu de frente para a área e bateu forte. Contudo, a finalização saiu a direita do goleiro César. Na sequência o time da capital chega a descontar, mas o gol de Cristiano é anulado pelo árbitro por impedimento. Aos 40, o time de Paulo Baier quase descontou. Everton Bala arriscou de longe e a bola beliscou a trave antes de ir para fora.
Nos minutos finais, a equipe visitante buscou uma reação, mas parou também no goleiro César, que fez uma grande defesa a queima-roupa aos 50min. Cristiano soltou a bomba dentro da área e o goleiro do Ju atento evitou o gol. O placar terminou com 2 a 0 para o Juventude.
Na próxima rodada, a equipe da Serra enfrenta o Aimoré. A partida seria no domingo, mas a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) alterou o jogo para segunda-feira (21), às 20h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
FICHA TÉCNICA
Juventude 2x0 São José
Campeonato Gaúcho 2022 - 8ª Rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 17/02/2022
Juventude
César; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Paulo Miranda (Odivan 39/2º), William Matheus, Moraes (Bruninho, int., depois Mauro Zárate 21/2º); Jadson, Elton; Capixaba (Hélio Borges 31/2º), Guilherme Parede e Isidro Pitta (Vitor Gabriel 31/2º).
Técnico: Eduardo Barros
São José
Fábio Rampi; Alex (Samuel 15/2º), Pablo, Bruno Jesus (Jadson 4/2º), Marcelo; Fabiano, Crystopher, Sillas (Padu 38/2º); Everton Bala, Thayllon (Cristiano 15/2º), Mazola (Kevin Quejada, int.).
Técnico: Paulo Baier
Gols: William Matheus (6/2ºT), Capixaba (18/2T)
Amarelos: Moraes (J), Sillas (SJ), Alex (SJ), Eduardo Barros (J), Fabiano (SJ)