O ano de 2022, de fato, começa nesta segunda-feira (10) no futebol do Juventude. Depois de cinco jogadores se reapresentarem na semana passada, o restante do grupo de atletas chega para iniciar a nova temporada com a expectativa de uma segunda participação seguida no Campeonato Brasileiro da Série A, mas começa o ano pensando no Campeonato Gaúcho e nas fases iniciais da Copa do Brasil.
Na reapresentação do grupo alviverde, porém, ainda serão poucos os reforços vistos no vestiário. A tendência é que apenas o volante Rômulo e o zagueiro Danilo Boza sejam as novidades – além de César, Rodrigo Bassani e Hélio Borges, que já treinam desde a semana passada no clube. No entanto, a diretoria trabalha para finalizar ainda esta semana algumas situações pendentes.
Faltando apenas detalhes de documentação, o atacante Guilherme Parede e o centroavante Vitor Gabriel podem começar as atividades já amanhã. O primeiro já está em Caxias do Sul e faz atividades com um profissional que já passou pelo Juventude e auxilia o clube em algumas situações específicas. O segundo, depende apenas da assinatura do contrato para embarcar para a Serra gaúcha.
O caso do volante Darlan, que pertence ao Grêmio, ainda pode demorar um pouco mais para que detalhes do contrato sejam ultimados. Também do Tricolor, a negociação com o zagueiro Paulo Miranda está em compasso de espera por conta dos valores envolvidos.
O grupo de Jair Ventura na retomada dos trabalhos ainda não contará com o lateral-esquerdo Dudu e com o volante Kelvi, que estão na disputa da Copa São Paulo. Outros jovens podem aparecer no grupo de cima após a participação na competição de base. O zagueiro Ramires tem se destacado e já chama a atenção.
A ideia é que o grupo alviverde trabalhe nesta segunda-feira com 18 jogadores, mas a necessidade de reforços é urgente para o início do Gauchão, previsto para o fim de semana dos dias 22 e 23 de janeiro, contra o Inter. Até lá, muita gente deve desembarcar no Jaconi para mais uma temporada que se desenha de novas histórias para a Papada.