Caxias e André Lucas solucionaram o impasse criado na semana passada e chegaram a um acordo para a permanência do jogador no Estádio Centenário para 2022. Em conversa na manhã desta quinta-feira (25), o goleiro se comprometeu a se apresentar em 1º de dezembro para o início da pré-temporada visando o Campeonato Gaúcho, indo para seu quinto ano no Grená.
O imbróglio teve início na última semana, logo após o Caxias anunciar a permanência do goleiro Marcelo Pitol por mais um ano, quando o agente de André, Pedro José, manifestou--se dizendo que se sentiu traído pelo presidente Paulo Cesar Santos, pois na conversa sobre a renovação de contrato de seu representado, teria ficado acordado que ele ganharia a condição de titular, após quatro anos como reserva.
Contudo, com a permanência de Pitol, titular nos últimos dois anos, Pedro José entendia que o goleiro André Lucas permaneceria mais uma vez como suplente, por isso solicitou um empréstimo ou rescisão do contrato firmado no início de novembro - o valor da multa é de R$ 800 mil.
O Caxias, entretanto, sempre deixou claro que gostaria de contar com o jogador na composição do grupo e rejeitou os pedidos de empresário para negociações. Conforme Renan Mobarack, gerente de futebol grená, ele teve uma conversa com André, que havia manifestado o desejo de ficar, independentemente da condição de titular ou reserva.
Agora, mesmo sem a garantia de titularidade, André e seu agente optaram por permanecer no Caxias em 2022. O clube garante que ele será bem recebido e que a disputa pela camisa 1 está em aberto.
Contratado ainda no final de 2017, visando a temporada seguinte, André passou todo o tempo como terceiro goleiro, atrás de Glédson e Lúcio. Sendo assim, as primeiras oportunidades vieram apenas em 2019. Reserva de Lee e Luis Cetin durante o Gauchão e a Série D, André permaneceu no grupo grená que disputou a Copa Seu Verardi e foi titular em 14 jogos da campanha semifinalista, conquistando a confiança da comissão técnica liderada por Rafael Lacerda e assumindo o posto de segundo goleiro em 2020, quando foi utilizado em dois jogos da Série D.
Em 2021, na reserva de Marcelo Pitol, coube a André Lucas ser o titular no jogo decisivo contra a Portuguesa, pela segunda fase da Quarta Divisão. Apesar do grande volume de jogo da Lusa, André foi decisivo para o placar ser de apenas um 1 a o para os paulistas e a decisão ir para os pênaltis, quando o Grená venceu por 4 a 1.
Além dos goleiros Pitol e André, o Caxias também assegurou a permanência de Thiago Salles, Marlon, Vidaletti, Matheuzinho e França. Os laterais Marcelo e Rennan e o zagueiro Rafael Dumas já foram os primeiros reforços anunciados. O lateral-esquerdo Jonathan, do Ypiranga, deve ser confirmado na próxima semana.