O Caxias abriu uma boa vantagem na eliminatória ao fazer 2 a 0 no União Rondonópolis na tarde deste sábado (25) no Estádio Centenário. O placar foi construído através uma atuação segura, que poderia até ter garantido um placar mais elásticos. A partida também marcou o retorno da torcida para as arquibancadas, que viu pela primeira vez in loco o técnico Rafael Jaques conduzir o clube. Para ele, a experiência foi inesquecível.
— Foi uma sinergia muito boa, pois o time correspondeu em campo e a torcida na arquibancada. É um bom resultado, não temos dúvida disso. Não foi fácil construir isso, mas não me arrisco a dizer que encaminha a classificação. É só uma vantagem, temos que manter a concentração máxima e respeitar o adversário para o jogo da volta — disse Jaques.
Diferente da proposta defensiva apresentada nas partidas diante da Portuguesa na fase anterior, o Caxias aproveitou do embalo da torcida e pressionou alto o adversário, conseguindo recuperar a bola e atacar com velocidade, com troca de passes curtos. Esse ritmo foi mantido também em boa parte do segundo tempo, até Jean Dias marcar o segundo gol. Para o treinador, isso passou pela confiança dos jogadores.
— Os jogadores acreditarem que poderiam exercer as funções foi fundamental. Eles tiveram confiança suficiente, ímpeto e também organização defensiva para recuperar a bola — destaca Rafael Jaques, também explicando as funções estabelecidas:
— Nós tínhamos a proposta de ficar mais tempo com a bola, principalmente pelas entradas do Matheuzinho e do Milla, que são jogadores com gostam do jogo curto. E conseguimos ficar o máximo do tempo possível. Por vezes tivemos que baixar as linhas, mas fomos seguros e o grupo está de parabéns.
Diante do União, a escalação do Caxias teve cinco mudanças em relação ao jogo anterior. Quatro delas foram por questões de lesão ou suspensão, porém a entrada do Matheuzinho foi uma escolha técnica. Ele ocupou a ponta-direita do esquema 3-4-3 e se aproximou de Lucas Carvalho e João Vieira para tabelas.
— O Matheuzinho e o Milla estão entrando bem nos jogos e correspondendo nos treinamentos. A nossa escolha foi boa porque eles ajudaram a equipe, com assistência e ótima movimentação — explicou o treinador.
Caxias e União Rondonópolis voltam a se enfrentar no próximo sábado (2), às 16h, no interior do Mato Grosso. O Grená pode até perder por 1 a 0 que estará classificado para as quartas de final da competição, a fase que vale o acesso à Série C.