O desempenho abaixo da expectativa na primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D tornou o duelo deste sábado (4) diante do Juventus-SC uma decisão para o Caxias. A bola rola às 15h no Estádio Centenário, é uma vitória coloca o Grená na próxima etapa. Em caso de empate ou derrota, a equipe caxiense dependerá de resultados das demais equipes do Grupo A-8 para chegar nos mata-matas.
Além do grenás gaúchos e catarinenses, que têm 17 pontos e ocupam a zona de classificação, Esportivo e Marcílio Dias ainda estão vivos na disputa por duas vagas na segunda fase. Cascavel e Joinville já estão classificados e asseguraram as primeiras posições, garantindo a definição do duelo de ida e volta da etapa seguinte em seus domínios.
Apostando no espírito guerreiro que embalou a dramática vitória sobre o Rio Branco-PR na última rodada, o Caxias espera um jogo difícil diante do Juventude. No entanto, aposta na concentração do início ao fim para encaminhar a classificação com uma vitória sem sustos.
— Temos que manter a concentração. Temos o fator casa e campo bom, mas os times que vêm aqui tentam nos atrapalhar. Por isso vai ser um jogo duro, pois o Juventus tem muita qualidade, vem crescendo durante a competição — afirma o volante Paulinho Santos.
Mudança de esquema
Com a suspensão do zagueiro Thiago Sales e do volante João Vieira, o técnico Rafael Jaques deve retomar a linha de quatro jogadores no sistema defensivo. A dúvida fica na formação, em um 4-4-2 ou 4-2-3-1.
Em Paranaguá-PR, o Grená atuou no 3-5-2 — mesma formação do segundo tempo diante do FC Cascavel, com Erik, Rafael Lima e Thiago Sales na zaga, além de Lucas Carvalho e Bruno Ré nas alas. Sem Sales, os quatro demais jogadores formarão a linha defensiva.
No meio-campo, Karl é o favorito para atuar ao lado de Paulinho Santos, com Diogo Oliveira na armação. Contudo, caso o treinador do Caxias opte pela formação no 4-4-2, como no primeiro tempo contra o Cascavel, Marlon também pode aparecer entre os titulares. Ele está recuperado de um problema no joelho que o tirou da última rodada.
No ataque, Michel e Kelvin tem vaga garantida e formariam dupla na hipótese do Grená atuar no 4-4-2. Em caso da escolha pelo 4-2-3-1, formação do início do torneio, Jean Dias ganharia um lugar no setor ofensivo.
— Nós temos duas possibilidades mais concretas. O 4-4-2 ou o 4-2-3-1 como fizemos em boa parte do campeonato — afirmou Jaques.
Em caso de derrota, o Caxias pode ser eliminado da Série D de forma precoce. Para isso ocorrer, é necessário que Esportivo ou Marcílio Dias vençam seus jogos. Em sua quinta participação na Quarta Divisão, seria a primeira vez que o Grená seria eliminado na fase de grupos.
— Sabemos que o futebol pode proporcionar qualquer situação, mas estamos trabalhando para que a eliminação não aconteça. Sabemos que já poderíamos estar classificados, mas o futebol é assim. É jogado e não falado, então temos a possibilidade de aqui dentro do Centenário conseguir a classificação — destacou Paulinho Santos.