O Juventude encerrou a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes com goleada. Nesta quinta-feira (19), o Verdão derrotou o Coritiba, por 5 a 0, no Estádio Homero Soldatelli em Flores da Cunha. Em tarde inspirada, o atacante Marcos Vinícios marcou quatro gols e Henrique fechou o placar.
Leia Mais
De olho na base: conheça o atacante Marcos Vinicios, do Juventude
Pelo Brasileirão de Aspirantes, Juventude busca classificação na última rodada
Com o resultado, o Juventude chegou aos 11 pontos e terminou a primeira fase em terceiro no Grupo B. Na próxima fase, o Verdão está no Grupo D ao lado de Corinthians, Fluminense e Bragantino, que foram respectivamente o líder, o segundo e o quarto colocado da chave alviverde na etapa inicial da competição. Os times se enfrentarão em dois turnos.
No outro lado da disputa, avançaram Ceará, Avaí, Grêmio e Vila Nova-GO.
Começo decisivo
O Juventude precisava do resultado para se classificar. Por conta disso, o técnico Roberto Maschio fez oito mudanças no time titular. Somente o zagueiro Kelvin, o lateral-esquerdo Alessandro e o meia-atacante Gilson foram mantidos entre os titulares.
A etapa inicial foi movimentada e com jogo aberto. Os dois times foram para o ataque. No primeiro minuto, o volante Kelvi bateu de fora da área e o goleiro Marcão pegou firme. Dois minutos depois, o Coritiba respondeu. O meia Kazu recebeu na meia-lua e bateu no ângulo direito. O goleiro William foi buscar e fez grande defesa ao espalmar para escanteio.
Aos 15, o Coritiba chegou novamente. O lateral-esquerdo Thiagão cobrou falta na área e o zagueiro Iruan cabeceou perto do travessão. No lance seguinte, o Ju tentou com Gilson. Dentro da área, o meia-atacante Chutou rasteiro e o goleiro Marcão defendeu no canto direito.
Aos 21 minutos, o Juventude criou uma oportunidade de perigo. O lateral Alessandro chegou na linha de fundo pela esquerda e cruzou na pequena área. O centroavante Theylor finalizou e o goleiro Marcão defendeu com o pé. Aos 25, nova grande chance alviverde. Marcos Vinícios tocou e Nicolas chegou finalizando forte, de pé direito. O goleiro Marcão pulou no canto direito e fez bela defesa. No rebote Theylor finalizou errado.
Depois de tanta insistência, saiu o gol. Aos 28, o volante Ronald recebeu de Nicolas e serviu o atacante Marcos Vinícios, que bateu de primeira e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Marcão: Juventude 1x0 Coritiba.
O time paranaense voltou a assustar aos 32 minutos. Após cruzamento, o zagueiro Habraão cabeceou no canto esquerdo e o goleiro William fez grande defesa para salvar o Juventude. No entanto, melhor no jogo, o Ju ampliou. Aos 41 minutos, Marcos Vinícios tabelou com Theylor, que tocou de calcanhar, e o atacante alviverde finalizou rasteiro, na meia-lua, para marcar o seu segundo gol na partida: 2x0.
Goleada confirmada
A etapa final caiu em intensidade no começo. O Coritiba tentava reagir e chegou aos 12 minutos com perigo. Após cruzamento, o zagueiro Márcio cabeceou perto da trave direita. Porém, o Juventude respondeu aos 14 com o volante Ronald, que arriscou de fora da área, de pé esquerdo, e a bola passou perto. No minuto seguinte, o meia-atacante Nicolas finalizou no canto esquerdo e o goleiro Marcão espalmou. Grande defesa.
O Juventude continua melhor e assustava nas bolas paradas também. Aos 21, o volante Kelvi cobrou falta em curva e o chute passou perto da trave esquerda.
Superior no jogo, o Verdão aumentou sua vantagem com o nome do jogo. O atacante Marcos Vinícios marcou o terceiro dele. Após finalização de Nicolas, a bola sobrou para o camisa 11 dentro da pequena área. Vantagem ainda maior: Juventude 3x0 Coritiba.
E tinha espaço para mais e outro do atacante artilheiro. Aos 32, Marcos Vinícios pegou de primeira na entrada da pequena área e mandou para o fundo da rede: Juventude 4x0 Coritiba.
Com um jogador a mais após a expulsão do zagueiro Habraão, o Ju marcou o quinto gol aos 38 minutos e encerrou a goleada. Henrique recebeu sozinho dentro da área e bateu rasteiro no canto. Fim de jogo: Juventude 5x0 Coritiba.
O Juventude, do técnico Roberto Maschio, jogou com: William; Léo César (Léo Silva, 30/2°), Davi, Kelvin e Alessandro (Dudu, 34/2°); Kelvi, Ronald (Bruno Camilo, 25/2°); Nicolas, Gilson (Henrique, 30/2°) e Marcos Vinícios; Theylor (Gilmar, 30/2°).