O futuro da direção executiva do Juventude começará a ser definido na noite desta terça-feira (22). Leonardo Tonietto, presidente do Conselho Deliberativo do alviverde, convocou a cúpula do clube, composta pela atual gestão, Conselhos Deliberativo e Fiscal, além do grupo de ex-presidentes, para uma reunião.
Em pauta estará a chance de alteração do estatuto social do clube, possibilitando o aumento de mandato de Walter Dal Zotto Jr. e seu grupo diretivo. Caso essa hipótese seja descartada, haverá a necessidade de um processo eleitoral para os Jaconeros conhecerem sua diretoria no biênio 2020/2021.
Conforme o estatuto do clube, o presidente em exercício Dal Zotto Jr. não pode concorrer à segunda reeleição, já que foi escolhido vice-presidente nos dois últimos processos eleitorais. O mesmo ocorre com Roberto Tonietto, presidente licenciado, e os vices Luiz Carlos Bianchi, Almir Adami e Jones Biglia – este também licenciado.
Segundo a lei 13.155/2015, do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), é exigida ao clube a fixação do período do mandato de seu presidente, ou dirigente máximo, e demais cargos eletivos em até quatro anos, permitida uma única recondução. Como os mandatos no Juventude são de dois anos, um possível aumento faria a atual chapa permanecer até 2021.
A data do processo eleitoral — caso seja necessário — também será definida nesta reunião. Apesar de bem cotado internamente, o diretor-geral de futebol, Osvaldo Pioner, descartou a ideia de ser candidato a presidente do Juventude.
Leia também
Prefeito de Caxias passará a semana no Nordeste