Em maio, o Caxias inicia mais uma vez a luta pelo acesso à terceira divisão nacional. A CBF ainda não divulgou a tabela detalhada da competição. Os adversários já encerraram as suas campanhas nos Estaduais.
O Grená está no Grupo 16, ao lado do Tubarão-SC, São Caetano-SP e Cianorte-PR. A estreia será diante dos paulistas, no Estádio Centenário. A tabela detalhada da competição ainda não foi divulgada pela CBF.
Confira um resumo do desempenho dos rivais do time grená neste primeiro semestre.
Tubarão-SC
O Tubarão escapou do rebaixamento na última rodada do Campeonato Catarinense. Durante a competição, o clube trocou o comando técnico algumas vezes. Silas foi desligado na sexta rodada do Estadual.
Beto Almeida, da equipe sub-20, assumiu interinamente. Sob seu comando, a equipe foi eliminada na Copa do Brasil para o Brasil-Pel. Depois, Gilberto Pereira ficou apenas três jogos à frente da equipe e Luizinho Vieira foi contratado para encerrar a competição.
Na rodada final, o Tubarão venceu o Joinville, fora de casa, por 1 a 0. A equipe treinada por Luizinho precisava vencer para não depender de outro resultado na luta pela permanência na competição. Após 18 jogos, o Tubarão terminou em oitavo lugar, com 17 pontos. O time teve quatro vitórias, cinco empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 31,5%.
No elenco, está o lateral-direito Cleiton, que disputou a temporada de 2018 com a camisa grená. Outro nome conhecido e até pretendido pelo Caxias é o meia Leílson, ex-Juventude.
Cianorte-PR
O Cianorte não se classificou para a semifinal em nenhum dos dois turnos do Campeonato Paranaense. No primeiro, no grupo com seis times, terminou na quinta colocação com seis pontos e 33% de aproveitamento. Já no segundo, repetiu a campanha em pontuação e aproveitamento.
Após o estadual, o técnico gaúcho Cristian de Souza deixou o cargo. Em 11 jogos, o time venceu três, empatou quatro e perdeu outros quatro. Foram apenas quatro gols marcados e nove sofridos. O novo treinador para a disputa da Série D será Bolívar, que comandou o Novo Hamburgo no Gauchão.
São Caetano-SP
O São Caetano foi rebaixado para a segunda divisão do futebol paulista. Em 12 partidas no Paulistão, teve apenas uma vitória, cinco empates e seis derrotas, com 22,2% de aproveitamento.
O técnico Pintado deixou o clube após o rebaixamento. Ele tinha contrato até o final de 2020. Luiz Gabardo, que trabalhou na base do Grêmio durante os últimos 14 anos, é o substituto.
Leia Mais
"O nosso time era ruim", diz Lacerda sobre o Caxias vice-campeão Estadual de 2012
Meia Rafael Gava está garantido no Caxias para disputa da Série D
Regulamento
A Série D do Campeonato Brasileiro será disputada no mesmo sistema dos anos anteriores, com direito a seis fases até conhecermos o grande campeão.
Na primeira etapa, os 68 clubes formarão 17 grupos regionalizados, com quatro times em cada. Desse total, 32 avançam à próxima fase. Ou seja, se garantem os primeiros colocados de cada chave mais os 15 melhores segundos colocados.
A partir daí, os times se enfrentarão no sistema mata-mata até ser conhecido melhor time da Série D. Porém, a festa das equipes inicia um pouco antes. É que os quatro semifinalistas estão garantidos na Série C de 2020.
Os outros clubes do Rio Grande do Sul estão no Grupo 15, que tem Gaúcho, Brusque-SC, Foz do Iguaçu-PR e Boavista-RJ, e no Grupo 17, com Avenida, Ferroviária-SP, Joinville-SC, Maringá-PR.
Leia Também
Réplica da Estátua da Liberdade da Havan é instalada em Caxias
Casa que pegou fogo no centro de Caxias já tinha ordem de demolição