Se Brasil não conseguiu conquistar a sua segunda medalha de ouro nesta terça-feira – a esperança era o judô, com Mariana Silva, que perdeu a disputa pelo bronze para a holandesa Anicka van Emden –, o incrível Michael Phelps conquistou sua 21ª de ouro. Abaixo, veja os destaques do dia entre os brasileiros, os demais países e também fora das quadras.
É do Brasil!
Em jogo emocionante e decidido nos últimos segundos, a seleção brasileira masculina de basquete venceu a Espanha por 66 a 65 (foto abaixo). Com o resultado, o Brasil mantém vivo o sonho da classificação às quartas de final da competição.
Já a vaga da equipe feminina ficou mais distante. Na terceira rodada, as garotas cometeram muitos erros e foram derrotadas por 65 a 63 pela equipe de Belarus.
Com erros na trave e no solo, o Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países classificados. O time americano ficou com o ouro. Seguido da Rússia e da China.
Já classificada às quartas de final da competição feminina de futebol, a seleção brasileira resolveu poupar algumas das suas principais jogadoras contra a África do Sul. E o empate em 0 a 0 confirmou a liderança do Grupo E para as comandadas de Vadão, que enfrentam a Austrália na próxima fase.
Por 3 sets a 1, Brasil venceu o Canadá no vôlei masculino. A partida teve três sets equilibrados, disputados ponto a ponto, e um quarto set mais tranquilo para o Brasil. A seleção venceu a segunda e divide a liderança do Grupo A – considerado grupo da morte.
Em uma prova cheia de altos e baixos, Marcelo Chierighini conseguiu se classificar para a final dos 100m livre. O brasileiro nadou por 48s23 e avançou com o oitavo melhor tempo.
Thomaz Bellucci está nas oitavas de final da chave de simples da Olimpíada. Na noite desta terça-feira, o tenista derrotou o uruguaio Pablo Cuevas por 2 sets a 1.
Para Bruno Soares e Marcelo Melo acabou o sonho do ouro no tênis de duplas. Jogando na quadra 1 do Complexo Olímpico de Tênis, eles perderam para os romenos Florin Mergea e Horia Tecau por 6/4, 5/7 e 6/2.
A equipe brasileira de hóquei sobre grama levou a terceira goleada na Olimpíada do Rio nesta segunda-feira: perdeu de 9 a 1 para a Grã-Bretanha. No entanto, esse único gol é histórico: o primeiro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.
Destaques no mundo
O mito Michael Phelps fez o que sabe fazer de melhor e conquistou mais um ouro olímpico nesta terça-feira (foto abaixo). O norte-americano completou a prova de 200m nado borboleta em 1min53s36 e subiu pela 21ª vez no lugar mais alto do pódio olímpico.
A americana Serena Williams está fora da chave de simples da Olimpíada. Na noite desta terça-feira, a tenista número 1 do mundo perdeu para a ucraniana Elina Svitolina, de 21 anos.
O empate das seleções femininas dos Estados Unidos e da Colômbia em 2 a 2 só entrou nessa lista por causa de um erro feio da goleira norte-americana. Hope Solo deixou a bola passar entre as pernas e tomou um frangaço. Mordidos pela piada da camisa 1 sobre o zika vírus, os brasileiros não perdoaram e, além das vaias durante a partida, bombaram memes nas redes sociais.
Fora das quadras e das arenas
Água verde: no Parque Aquático Maria Lenk, o aspecto da piscina que recebeu a disputa de saltos ornamentais chamou a atenção: a água ficou esverdeada (foto abaixo), bem diferente da piscina olímpica logo ao lado. A organização dos Jogos não informou o que provocou a coloração, mas garantiu que a situação não oferece nenhum risco aos atletas.
Ataque a ônibus: um veículo oficial da Rio 2016, que levava jornalistas, foi atingido na noite desta terça-feira, quando fazia o trajeto entre o Parque Olímpico de Deodoro e o Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Dois vidros foram estilhaçados, deixando pelo menos uma pessoa ferida.
Protesto contra Temer: a liberação pela Justiça de protestos políticos na Olimpíada 2016, decidida na noite de segunda-feira, teve seus primeiros reflexos nesta terça: a torcida levou às arquibancadas palavras de ordem contra o presidente interino Michel Temer.