A água da piscina olímpica de saltos ornamentais ficou verde após a falta de alguns produtos químicos que modificam o PH da água, mas ela não apresenta nenhum problema para a saúde dos atletas, indicou nesta quarta-feira a Federação Internacional de Natação (FINA). O contraste era perceptível no momento da prova feminina de saltos ornamentais na plataforma de 10 metros, na terça-feira, entre a água verde onde as atletas mergulhavam e o azul claro da piscina vizinha, de polo aquático.
Leia mais
"Água verde" na piscina de saltos ornamentais chama atenção
Ingrid e Giovanna terminam em último nos saltos ornamentais
Público elogia estrutura do Parque Olímpico, mas critica serviço de alimentação e bebida
Nesta quarta-feira, a piscina do polo aquático também parecia começar a ficar esverdeada, sem dúvida por conta da mesma questão. Em um comunicado, a FINA resolveu o mistério indicando que "faltavam alguns produtos químicos utilizados no processo de tratamento da água". "Como consequência, o nível do PH da água saiu do normal, provocando essa coloração", diz o texto, acrescentando que seu comitê médico efetuou testes "e concluiu que não há riscos para a segurança dos atletas e nenhuma razão que afete a competição".
O atleta britânico Tom Daley, bronze na plataforma sincronizada de 10 metros, postou em seu Twitter, no final da tarde de terça-feira, uma foto mostrando a diferença de cor da água entre as piscinas, com o comentário:
– Hum... O que aconteceu?.
Mas alguns atletas descartaram qualquer interferência a em suas atuações.
– É muito comum em uma piscina externa, por isso não é um problema para a gente – considerou Pandelela Rinong, da Malásia, medalha de prata ao lado de Cheong Jun Hoong.
Nesta quarta-feira, a água da piscina olímpica das provas de natação não apresentava nenhum problema e estava bem azul.