
As três próximas rodadas servirão para que se avalie o potencial do Grêmio na luta pelo título do Brasileirão. Em vantagem na tabela de classificação, Corinthians, Flamengo e Atlético-MG cruzam em sequência o caminho do time de Roger Machado e tanto podem ser alcançados como ganharem uma perigosa distância.
Caso fique para trás no confronto direto com os três, o Grêmio verá aumentada ainda mais a necessidade de derrotar o Botafogo no jogo atrasado de 4 de setembro.
Leia mais:
Ainda sem Everton, Grêmio divide grupo e faz treino físico
Cinco setores da Arena estão com ingressos esgotados para jogo contra o Corinthians
Roger Machado prepara mudança tática mais profunda desde sua chegada ao Grêmio
O gerente de futebol do Palmeiras, Cícero Souza, vê uma disputa acirrada entre os primeiros colocados. Entende que todas as equipes enfrentarão oscilações e irá se credenciar ao título a que tiver "menores momentos de instabilidade". No caso do Palmeiras, atual líder, com 36 pontos, o dirigente destaca que a fase mais perigosa se deu entre a 15ª e a 17ª rodada, em que a equipe ganhou apenas um ponto em nove.
– O Grêmio é sempre um adversário respeitado. Mesmo tendo perdido jogadores para a seleção olímpica e vendido Giuliano, sustentou seu padrão de jogo. Roger Machado mantém uma ideia muito clara de como propor as ações – opina Cícero.
No primeiro turno, o Grêmio ganhou sete dos nove pontos contra a trinca de rivais que terá pela frente a partir de domingo.
OS ADVERSÁRIOS
Corinthians - 3º colocado, 34 pontos - 14/8 - Arena
Sob o comando de Cristóvão, o próximo adversário do Grêmio chegou a obter quatro vitórias seguidas e alcançou a liderança. O atual momento corintiano, contudo, é de certa instabilidade. Sem vencer há duas partidas, a equipe começa a ver Palmeiras e Atlético-MG ganharem alguma distância na tabela. E os primeiros gritos de "burro" são dirigidos ao treinador.
Time-base: Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Uendell; Bruno Henrique, Elias, Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto; Romero e André
No primeiro turno: Corinthians 0x0 Grêmio
Flamengo - 4º colocado, 34 pontos - 21/8 - Rio
Sem alarde, sob o comando de Zé Ricardo, que deveria ser apenas um interino, o Flamengo vive uma etapa de afirmação no campeonato. Ainda sem o meia Diego, seu mais ilustre reforço, ganhou três dos últimos quatro jogos e ingressa em uma linha de crescimento que já faz a torcida sonhar com o título.
Time-base: Alex Muralha; Pará, Rever, Juan e Chiquinho; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Alan Patrick; Everton e Paolo Guerrero
No primeiro turno: Grêmio 1x0 Flamengo
Atlético-MG - 2º colocado, com 35 pontos - 28/8 - Arena
Cinco vitórias consecutivas transformam o Atlético-MG na sensação do campeonato. O que encanta a torcida é a habilidade do técnico Marcelo Oliveira em administrar a variedade de opções, sobretudo no ataque. O veterano Robinho já tem oito gols e é seguido de perto por Fred, com sete. Os dois compensam a ausência por lesão do equatoriano Cazares. Ninguém discute: o Atlético-MG é um candidato ao título.
Time-base: Victor; Carlos Cesar, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e Maicosuel; Robinho, Fred e Lucas Pratto.
No primeiro turno: Atlético-MG 0x3 Grêmio
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo: