A prova feminina de ciclismo de estrada foi definida por uma queda neste domingo. A holandesa Annemiek van Vleuten liderava a prova quando perdeu o controle da bicicleta na descida da Vista Chinesa, faltando cerca de 10km para o fim do trajeto. E não foi uma simples queda. Annemiek foi arremessada do equipamento e bateu a cabeça no meio fio. De acordo com o jornal O Globo, ela ficou desacordada e gerou preocupação.
No Twitter, a Federação Holandesa de Ciclismo (KNWU) afirmou que Annemiek estava consciente quando foi transportada para o hospital junto a um médico da entidade. Em um comunicado divulgado no final da tarde, a federação disse que, após testes, a atleta foi considerada capaz de se comunicar normalmente e estava fora de perigo.
Mesmo com o incidente, a Holanda não perdeu a liderança. A compatriota Anna van der Breggen assumiu o primeiro lugar e ficou com a medalha de ouro depois de levar 3h51m27s para concluir a prova. Em entrevista à federação, van der Breggen disse que estava muito feliz com o resultado.
A prata foi para a sueca Emma Johansson e o bronze com a italiana Elisa Longo Borghini. No ranking geral, o Brasil apareceu no sétimo lugar com a ciclista Flavia Oliveira.