Depois de passar por Gramado, Canela e Nova Petrópolis, a tocha olímpica chega a Caxias do Sul. Em um percurso de 12,8 quilômetros, a chama será conduzida, pelas informações oficiais, por 62 pessoas, três a menos do que havia sido divulgado pela prefeitura municipal. Neste sábado pela manhã, a chama segue para Bento Gonçalves.
Leia mais
Gramadenses vibraram com a passagem da tocha olímpica
Em Canela, passagem da tocha é marcada por rapel e emoção
Veja quem vai conduzir a tocha olímpica em Caxias do Sul
Como a tocha vai interferir no trânsito de Caxias
21h44min: veja o momento em que Tite recebeu a tocha, nos Pavilhões da Festa da Uva.
21h27min: Tite já está percorrendo o último percurso da tocha olímpica em Caxias. O técnico da Seleção acende agora a pira. Na manhã deste sábado, a chama segue para Bento Gonçalves.
21h15min: Gabriel Citton e a noiva Isabel Spies estão nos Pavilhões para recepcionar a tocha olímpica. Na foto abaixo, eles estão acompanhados pela equipe de handebol de Caxias.
21h07min: a Banda Tradicionalista do Colégio Murialdo já está nos Pavilhões. Eles vão tocar a música "Tema da Vitória" quando o técnico Tite pegar a chama olímpica. Além disso, três músicas tradicionais gaúchas também serão tocadas.
21h03min: uma multidão está concentrada nos Pavilhões. Música e várias atrações culturais estão distraindo o público enquanto a tocha não chega. Neste momento, a chama já está na Ludovico Cavinato.
20h46min: Tiago Frank, técnico da Seleção Brasileira Masculina de Basquete em Cadeira de Rodas. Ele recebeu a chama na Rua Bento Gonçalves.
20h40min: Maria Cristina Rosito passa a chama para Maurício Santos. A tocha está percorrendo neste momento a Rua Pinheiro Machado.
20h23min: um grupo de dançarinos anima o público que aguarda a chegada da tocha nos Pavilhões. Neste mesmo palco, a pira olímpica será acesa. Muitas pessoas já estão no local procurando o melhor lugar para ver a passagem da chama.
20h20min: esse é o pórtico que o técnico Tite receberá a tocha nos Pavilhões da Festa da Uva. Ele seguirá pela frente das réplicas e depois descerá até o espaço onde está o palco para acender a pira.
20h13min: depois de ficar uns minutos parada na Igreja São Pelegrino, a chama voltou a percorrer as ruas centrais de Caxias. Neste momento, está na Rua Sinimbu.
20h17min: na Sinimbu, o fogo da tocha apagou. Em segundos, a chama foi acesa novamente e seguiu o percurso.
20h10min: Gabriel Citton acaba de pedir a noiva, a professora Isabel Spies, em casamento. Eles estão juntos há 12 anos. Segundo ela, é uma honra que esse pedido tenha sido feito durante um momento tão importante para a cidade. A tocha, agora, está na Avenida Itália.
20h: uma verdadeira multidão acompanha o revezamento da tocha pelas ruas de Caxias. Neste momento, a tocha está chegando ao Parque Cinquentenário.
19h55min: Juliana de Oliveira foi a 23ª pessoa revezar a tocha olímpica. Ela foi a primeira a entrar na Avenida Rio Branco e passou a chama para Maria dos Reis.
19h50min: o empresário Jaime Andreazza foi um dos condutores. Ele recebeu a chama da rainha Rafaelle Furlan.
19h49min: a rainha da Festa da Uva acaba de receber a chama olímpica.
19h45min: as soberanas da Festa da Uva estão na expectativa para a chegada da tocha. A rainha Rafaelle Furlan deve receber a chama na Coronel Flôres.
– É uma emoção que não tenho como descrever. Logo que a gente sai do ônibus todo mundo vibra. É um frio na barriga. Eu não tenho como descrever a alegria que é estar participando desde momento. Espero que todos se sintam abraçados neste momento único para Caxias do Sul – disse a rainha.
19h40min: Vinícius de Freitas Flores passa a chama para Dezirê Cortese. Ela acaba de chegar ao Largo da Estação Férrea.
19h35min: enquanto a tocha percorre as ruas centrais da Caxias, centenas de pessoas já se concentram nos Pavilhões da Festa da Uva, onde a chama permanece até este sábado pela manhã. Diversas oficinas de modalidades olímpicas estão sendo realizadas desde a tarde. Neste momento, a Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo se apresenta.
19h30min: muita gente está acompanhando a passagem da tocha pelo centro. Das janelas, os moradores aplaudem e elogiam a chama. Neste momento, a chama está percorrendo a Rua Tronca.
19h26min: o cadeirante Rodrigo Lima dos Santos foi o último a percorrer a Rua Alfredo Chaves com a tocha. Ele passou a tocha para Jonathan de Lima, que começou a percorrer a Rua Tronca.
19h16min: a tocha está chegando na Prefeitura Municipal de Caxias. A previsão é de que a chama fique parada por oito minutos. Na foto abaixo, André Luiz de Mello Machado, que iniciou o percurso na Rua Alfredo Chaves.
19h10min: o destino final da tocha em Caxias é o Parque da Festa da Uva. Lá, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, vai acender a pira. Confira a trajeto completo: http://pioneiro.co/29miOqI
19h03min: Daniele Cassol passa a tocha para Luiz Lemos. Eles estão finalizando o percurso na Avenida Júlio de Castilhos.
18h55min: Maria Cristina Savick, 50, o filho Murilo Savick, 18, e irmã Denise Savick, 55, estão acompanhando a passagem da tocha. Eles moram no bairro Presidente Vargas e foram até o Monumento ao Imigrante para prestigiar o evento.
– É um momento único para a nossa cidade e para o país e temos que vivê-lo. O Murilo tem uma lesão cerebral, mas manifestou interesse em vir assistir e queria carregar a tocha também. Agora ele tem uma com ele – disse Denise.
18h42min: começa o revezamento da tocha em Caxias. O primeiro condutor, Frei Jaime Bettega, já iniciou o percurso.
– É uma alegria, é a uma festa e é paz. É um privilégio. É Caxias que me dá essa oportunidade – disse o frei ao ser questionado sobre a importância da tocha.
18h40min: confira a lista dos condutores da chama olímpica em Caxias: http://pioneiro.co/29nAHAC. Frei Jaime Bettega será o primeiro condutor.
18h32min: integrantes do grupo de ciclistas 'Os poka prática' irão acompanhar o percurso da tocha olímpica em Caxias.
– Estamos aqui para incentivas o esporte, que transforma a vida das pessoas, como o ciclusmo transformou a minha quando me aposentei – diz Antonio Furtado, 65 anos.
18h25min: um grupo de estudantes de várias escolas de Caxias está reunido no Monumento ao Imigrante para protestar. Eles se conheceram durante as ocupações e querem mostrar seu descontentamento em relação às questões da educação. Segundo os organizadores da manifestação, o grupo não é contrário às Olimpíadas, só quer chamar a atenção para a causa da educação no Estado.
18h21min: segundo a PRF, a BR-116 deve ser bloqueada nos próximos minutos nas proximidades do Monumento ao Imigrante.
18h17min: o ônibus com os 62 condutores da tocha olímpica em Caxias do Sul já está posicionado na Avenida Júlio de Castilhos.
18h15min: centenas de pessoas estão reunidas no Monumento ao Imigrante, às margens da BR-116, para receber a tocha olímpica.