Para o esporte regional, 2015 foi um ano curioso. Isso porque no esporte mais popular por aqui, o futebol, a temporada foi de frustrações. Para os torcedores do Caxias, recordações trágicas de dois rebaixamentos. Para os alviverdes, reversão de expectativas com a eliminação na primeira fase da Série C por um mísero gol.
Por outro lado, torcedores de outros esportes tiveram momentos inesquecíveis, protagonizados pelo Bento Vôlei, pela ACBF, pelo Juventude Futsal e pelo Caxias do Sul Basquete. Todos alcançaram conquistas que renderam títulos ou acessos importantes para subir de patamar.
Abaixo, confira cinco fatos que marcaram o esporte na Serra em 2015:
ACBF e Ju Futsal brilham
Após algumas temporadas sem brilho, a ACBF reconquistou seu devido lugar no cenário do futsal nacional ao vencer a Liga Nacional após seis anos. O título veio no dia 28 de novembro, com a segunda vitória pra cima do Orlândia em um Centro de Eventos de Carlos Barbosa completamente lotado.
Comandado por Marquinhos Xavier e com craques como o goleiro Gian, o pivô Pito e o ala Zico, o time laranja também assegurou mais uma taça do Estadual, batendo a Assoeva nas finais. E para coroar 2015, no dia 8 de dezembro Carlos Barbosa recebeu na Câmara de Deputados o título de capital brasileira do futsal.
Ao mesmo tempo, o futsal caxiense retornava à elite estadual com o Juventude, campeão da Série Prata em cima do Sobradinho, mas que já havia garantido o acesso na semifinal, contra a ATF, de Tapejara, no dia 15 de novembro. Em três anos, o Ju saiu da Série Bronze para a Ouro, em uma ascensão meteórica.
O ano esportivo
Retrospectiva 2015: Ano de glórias e tragédias para o esporte na Serra
No futebol, frustrações. Em outros esportes, conquistas importantes e hegemonia retomada
GZH faz parte do The Trust Project