Chegou a tão esperada hora de estrear no Novo Basquete Brasil. A conquista da Liga Ouro, em maio, credenciou o Caxias do Sul Basquete/Banrisul a estar entre os grandes e, mesmo com as dificuldades financeiras, comuns a tantos outros clubes e modalidades esportivas, o time comandado pelo técnico Rodrigo Barbosa inicia amanhã a caminhada na oitava edição do principal campeonato de basquete do país.
Desde 2009, quando o Bira, de Lajeado, disputou o torneio, o Rio Grande do Sul não tinha um representante na primeira divisão. Para um Estado que já teve a tradição e a forte camisa do Corinthians, de Santa Cruz do Sul, trata-se de um hiato difícil de explicar.
Saiba tudo sobre o Caxias do Sul Basquete no NBB
Porém, o tempo agora é de celebração e trabalho. Na preparação para o campeonato, o Caxias do Sul Basquete fez uma excursão para a Ásia com 10 vitórias em 10 jogos contra equipes dos Estados Unidos, Canadá e China. Mais do que a experiência adquirida nos testes, o time teve a oportunidade de ganhar entrosamento, já que o grupo ganhou cinco reforços.
Os armadores Gustavinho e Vinícius, os alas Alex e Diego e o pivô Marcão, todos com experiência de jogar na elite, foram incorporados ao grupo. Os alas Guto, Daniel e Tobias, os alas/pivôs Rafael e Rubinho e o pivô Dida já integravam o time que disputou a Liga Ouro. Já os garotos Maurício, Henrique e Ettore são peças que estão sendo lapidadas para o futuro.
A partir deste 4 de novembro, Caxias do Sul estará inserida entre as cidades que vão acompanhar os grandes jogos do basquete brasileiro e ver de perto alguns dos ídolos da modalidade. O palco dos confrontos será o Ginásio Vascão, que desde o início de 2015 se tornou a casa do basquete na cidade. Com ginásio lotado e apoio da comunidade caxiense, o time quer cativar o público para que a experiência no NBB não se limite a primeira temporada.
Tudo pronto
Caxias do Sul Basquete vive a expectativa da estreia no NBB 8
Equipe caxiense faz sua primeira partida na elite na próxima quarta-feira, contra o Brasília
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project