Será do outro lado do mundo, mais especificamente na China, que o Caxias do Sul Basquete/Banrisul vai realizar o período mais importante da preparação para a sua estreia no Novo Basquete Brasil (NBB). O grupo caxiense iniciou nesta segunda-feira a viagem para a Ásia, onde irá realizar, pelo menos, nove jogos durante os 21 dias de excursão.
A oportunidade surgiu por intermédio de um empresário que viabilizou o importante e inusitado desafio. Os custos serão totalmente pagos pelos organizadores do evento. Para se ter uma ideia, os chineses disponibilizarão até mesmo um uniforme, idêntico ao do fabricado aqui, com o nome de cada atleta em chinês.
Além do Caxias, viajam para a China um combinado norte-americano e a equipe do Capitale Nationale, campeã canadense. Dos dias 9 a 11 de outubro, os três times irão disputar um quadrangular em Xuzhou, contra o clube local.
Outros desafios ainda dependem da confirmação da organização. Além de realizar outros amistosos, em Yongcheng, o Caxias tem prevista a participação em um torneio entre os dias 16 e 22, envolvendo as três equipes estrangeiras e a seleção chinesa, em Pequim. Por fim, o desafio será contra o Shangai Sharks, time do astro do basquete chinês Yao Ming, em Shangai.
- É uma possibilidade boa de viajar, conhecer outras culturas, mas a principal questão é a preparação. É nosso time ganhar entrosamento, encorpar fisicamente a partir destes amistosos. A gente precisa se conhecer, fez poucos treinos antes desses jogos e, como mudou muito, precisar ter esse entrosamento maior - avalia Guto.
No início da pré-temporada, o Caxias venceu a Copa FGB, o Torneio Início do Campeonato Estadual, e ficou com a segunda colocação no Sul-Brasileiro. Para o técnico Rodrigo Barbosa, além de acrescentar no aspecto físico, os jogos na China serão importantes para que os atletas ganhem ritmo de competição. Para o pivô Marcão, um dos novatos do grupo, o momento é de aproveitar a oportunidade.
- Vamos enfrentar equipes que estão em um outro nível de basquete. Então, para nós será muito bom. É um grupo novo, que terá uma exigência interessante e, com isso, o entrosamento virá naturalmente _ projeta o jogador.
A preparação caxiense visa a estreia no NBB 8, que ocorre no dia 4 de novembro, contra o Brasília, no Ginásio Vascão. Na viagem para a Ásia vão compor o grupo do Caxias do Sul Basquete os armadores Gustavinho e Vinícius, os alas Alex, Guto Tobias e Diego, os alas/pivôs Rafael e Rubinho e os pivôs Dida e Marcão. São cinco reforços e cinco remanescentes da conquista da Liga Ouro.
Além deles, um norte-americano e um holandês serão incorporados ao time caxiense para os jogos. Caso sejam aprovados, devem ser contratados como reforços do Caxias para o NBB. Na comissão técnica, estarão o treinador Rodrigo Barbosa, o auxiliar Leonardo Gomes e fisioterapeuta Rafael Plein.
Do outro lado do mundo
Made in China: Caxias do Sul Basquete viaja para pré-temporada na Ásia
Grupo espera que jogos no Exterior tragam entrosamento para estreia no NBB
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project