Após participar de dois torneios neste início de pré-temporada, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul tem uma semana importante de treinamentos antes da viagem para a China, marcada para a próxima terça-feira. O grupo vai permanecer na Ásia por 21 dias e deve realizar, pelo menos, nove jogos em preparação para o NBB 8, que inicia em novembro.
Para auxiliar no período que antecede a competição nacional, um pouco de ciência esportiva. Nesta semana, o preparador físico Rodrigo Squinalli, com passagens pela dupla Ca-Ju, está auxiliando a comissão técnica do Caxias do Sul e, com um aparelho modernos, também utilizado nos clubes de futebol da Europa, na NBA e em outros esportes, traz informações sobre a performance e o desgaste dos atletas durante as atividades. O trabalho deve ser repetido após o retorno da viagem para a China.
- A ciência é a mesma, no futebol ou no basquete. São esportes de aceleração, paradas e posicionamento. Vamos tentar ajudar a encontrar uma ideia de performance ideal. Como eles não terão muito tempo de preparação, queremos otimizar esse período - diz Squinalli.
O grupo que viajará para a série de jogos no Exterior será composto por 10 atletas, além do técnico Rodrigo Barbosa, do auxiliar Leonardo Gomes e do fisioterapeuta Rafael Plein. Ainda serão incorporados dois jogadores estrangeiros, um holandês e um norte-americano, que serão observados na China e podem ser contratados para o NBB.
Rumo à Ásia
Caxias do Sul Basquete intensifica preparação antes de viagem para China
Grupo recebeu auxílio científico nesta semana para avaliar performance e desgaste dos atletas
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project