A eleição de Grêmio Estudantil é levada muito a sério na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zélia Rodrigues Furtado, bairro Parque Oásis. A equipe eleita é braço direito da direção, participando de reuniões, sugerindo melhorias e envolvendo-se em ações sociais.
>> Veja mais exemplos que fazem de Caxias uma cidade padrão Fifa
Para a escolha do atual Grêmio, em maio de 2012, foram empregadas duas urnas eletrônicas, as mesmas das eleições oficiais. Semelhante a uma eleição de verdade, lá estavam as fotos dos candidatos como determina a Justiça Eleitoral. Todos os 557 alunos, dos seis aos 15 anos, estavam aptos a votar.
O caminho até a obtenção da urna eletrônica contou com um trabalho pedagógico, por meio de aulas de política, durante cerca de 15 dias. A importância do voto, a função da urna eletrônica e a conscientização sobre a escolha dos candidatos, sensibilizando inclusive os familiares, integrou o colégio.
- A escola parte da realidade da comunidade, e a eleição faz parte. Achamos importante a escola conscientizar sobre a função do voto - explica a vice-diretora da manhã e uma das coordenadoras do Programa Mais Educação, Antonia Bentaqui.
A presidente do Grêmio, Vitória da Costa Leite, 14, do 9º ano do ensino fundamental, quer repetir a metodologia neste ano, quando haverá nova eleição. Mais uma vez as urnas serão solicitadas à Justiça Eleitoral. O mandato atual se encerra em 31 de dezembro.
O engajamento dos alunos vai além da política e está sendo reconhecido: em 2013, a escola foi premiada por ter reunido o maior número de alunos vencedores no campeonato de xadrez promovido pelo município.
Os representantes do Grêmio contam com a adesão do Conselho Escolar, presidido por Evelyn Chaves, 14, também do 9º ano. Quando o assunto é a escolha dos governantes públicos, os alunos anunciam que pretendem fazer título de eleitor aos 16 anos. O pensamento é compartilhado por outros integrantes do Grêmio, como Bruna Fank, 14, e Josleine Stacy, 12, e o vice-presidente do conselho, Anderson Pereira do Nascimento, 14.
- É para termos um país melhor - justificam.
Caxias padrão Fifa
Aula de política no grêmio estudantil
Alunos que integram o grupo são o braço direito da direção
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: