A liderança do grupo B da Série C alcançada pelo Juventude tem um érito bastante claro. Nas três primeiras rodadas, nada chamou mais a atenção do que a solidez do sistema defensivo, que não levou um gol sequer. Contestada em vários momentos da vacilante campanha no Gauchão, a boa fase deve-se muito à preocupação que o técnico Roger Machado tem com a retaguarda da equipe. Pelo menos é o que destaca o capitão Rafael Pereira para explicar o sucesso nessa arrancada de competição:
_ Todo mundo sabe que o Roger, quando jogava, era lateral e zagueiro. Os treinos que ele passa são muito bons e a gente tenta aprimorar a partir disso pra formar uma primeira linha bastante consistente. Começando pelo Macena, estamos todos marcando muito bem e por isso não sofremos gols ainda.
O capitão também elogiou a capacidade da equipe se adaptar às adversidades encontradas em Xerém e fazer a leitura correta do que o jogo pedia, novamente seguindo o que foi pedido pelo treinador:
- O Roger pediu para a gente se adaptar ao que houvesse. E havia um campo ruim, gramado pequeno e muita bola aérea do adversário. Eu e o Diogão saímos com a cabeça inchada de tanto cabecear, mas o que vale é que o grupo conseguiu priorizar o que planejamos que era conseguir no mínimo um ponto. Ter voltado com três foi maravilhoso.
Para enfrentar o Guarani, última partida em casa antes da parada para a Copa do Mundo, Rafael Pereira fez questão de convocar o torcedor para empurrar a equipe. Uma vitória dá ainda mais consistência à campanha alviverde que até agora é de topo da tabela:
_ A gente conta com o Jaconi cheio, porque sabemos da importância desse torcedor quando ele vem. Foi assim nos dois jogos do acesso no ano passado, quando nos esperaram desde a chegada no estádio, e contamos com eles pra conseguir a vitória antes da parada pra Copa.
No Jaconi
Rafael Pereira credita bom momento da defesa alviverde ao cuidado de Roger Machado com o setor
Capitão destaca que por ter sido lateral e zagueiro, treinador sabe aplicar o treinamento certo para organizar a linha defensiva
GZH faz parte do The Trust Project